segunda-feira, 4 de setembro de 2017


GH G da Esquemática

 

                            GH é a geo-história.

                            G é de Gava.

                            Esquemática é um dos nomes (outros são MECÂNICA e ASTRONÁUTICA e quantos mais não pensei nem busquei) da Matemática, segundo a Rede Cognata.

                            É fato que bons historiadores (mas não geógrafos, que jamais pensaram na questão de colocar os fatos como co-ligados desde os vários planos passados ou históricos à guerra geográfica presente) tem trabalhado o tema, o mais citado sendo o Boyer, cujo livro já existe faz algum tempo. Comprei agora o Eves.

                            O fato é que eles trazem (muito competentemente, por sinal) a história da matemática segundo os interesses capitalistas e pré-modelo, porisso de forma não-satisfatória para mim; seria interessante não somente ordenar segundo o modelo como principalmente - adotando as técnicas de colocar as biografias do lado, como está posto neste Livro 110 no artigo Esquemática Conjunta... - reordenar todos os elementos de acordo com a dialógica.

                            E perguntar: a que e a quem serve a Matemática geral?

                            Como ela se encaixa na Psicologia do Capitalismo (maiúsculas para indicar generalidade da Psicologia e as três ondas do Capitalismo, prateoria dominante da produçãorganização: agropecuária/extrativismo, indústrias, comércio, serviços e bancos)? Como ela sustenta a superestrutura exploradora? Como dotou o mundo de elementos superpotentes que capacitam o Capitalismo e ir mais longe, mais rápido, com maior consciência de si e dos outros? Não se esqueça que o Capitalismo também proporciona coisas boas (não estamos lutando contra ele por ele não trazer coisas boas; lutamos com ele porque não proporciona coisas boas à maioria).

                            Assim, seria preciso olhar e ver o que em cada era os matemáticos buscaram como ORDEM SOCIOECONÔMICA do horizonte do tempo, isto é, como pedido e demanda daquelas instâncias. O que aquele tempo pediu e conseguiu dos matemáticos? Se não fossem estes não teria sido possível ir adiante nas tecnociências e no restante Conhecimento (Magia/Arte, Teologia/Religião, filosofia/Ideologia, Ciência/Técnica e Matemática). Sem os matemáticos nunca os capitalismos poderiam ter ido tão longe e com tanta celeridade.

                            É fundamental mostrar essa nova GH da Esquemática.

                            Vitória, quinta-feira, 03 de março de 2005.

                           

 

                            ALGO DA Internet                   

A História da Matemática nos Novos Programas de Matemática em Portugal
Jaime Carvalho e Silva
Departamento de Matemática, Universidade de Coimbra
Apartado 3008, 3000 Coimbra

Nenhum comentário:

Postar um comentário