Bicicleta G
Como sempre, Gabriel
e eu ficamos conversando.
Além do selim-furado
(uma das patentes propostas) que comporta a passagem no escroto ou saco num
buraco apropriado, deveríamos, diz ele, ter o guidão mais próximo dos braços,
que ficariam então na posição natural, o rádio e a ulna paralelos ao chão.
O RÁDIO E A ULNA
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UMA
BICICLETA PREPARADA PARA OS DOIS CORPOS HUMANOS (do homem e da mulher, com suas
muitas subdivisões)
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O corpo não precisaria se projetar para
frente e ficaria ereto com a coluna na vertical. Também deveríamos ter uma
separação com BIBICLETAS DO CAMPO para ajudar os camponeses, operários do campo
e BICICLETAS DA CIDADE, para beneficiar o proletariado, devendo haver uma outra
divisão entre bicicletas úteis, servindo aos trabalhadores, e bicicletas de lazer
ou ócio. Bicicletas de crianças e de adultos, velocistas ou não, de pneus
largos, com catracas na roda da frente e atrás (como é agora). Enfim, as
bicicletas deveriam se totalmente re-planejadas, inclusive incorporando
instrumentação eletrônicas. Aqui também há espaçotempo de sobra para
crescimento.
Ademais, a tração poderia se dar
alternativamente na roda da frente. E as bicicletas deveriam ser propulsores
ainda mais eficientes que as 18 ou 26 marchas de agora, com troca eletrônica
delas, indicando-se ao usuário apenas o nível de máximo ou de mínimo para plano
ou subidas, para velocidade alta ou baixa, para muito ou pouco peso, para
gordos ou magros e assim por diante.
Podemos dizer que as bicicletas atuais
ainda são muito primitivas, embora avanços formidáveis tenham acontecido.
Vitória, segunda-feira, 04 de abril de
2005.
AS
BICILETAS SÃO AINDA MUITO PRIMITIVAS (de duzentos anos atrás) – deveriam ser replanejadas
para os índices ou apontamentos contemporâneos da medicina e da biologia.
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O
CORPO ERETO
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A
BICICLETA TRADICIONAL
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Bicicleta, veículo que consta de duas rodas
alinhadas, fixas a um quadro, dirigido por meio de um guidom e impulsionado
por uma combinação de pedais e engrenagens movidos pelos pés. O nome do
veículo moderno data de 1869. Vários antecessores dessa máquina ficaram
conhecidos como velocípedes. O precursor direto da bicicleta moderna
foi o modelo francês dirigido por manivela, velocípede de pedais sem pressão,
que se tornou popular na França por volta de 1855. Em 1873, James Starley, um
inventor inglês, produziu a primeira máquina com quase todas as
características da famosa bicicleta comum ou de roda alta. As modificações e
melhorias nos 15 anos seguintes incluíram o rolamento de esferas e os pneus.
Por volta de 1880 surgiu a forma de roda baixa, ainda hoje utilizada; as
rodas eram quase do mesmo tamanho e os pedais, unidos a uma roda dentada
através de engrenagens e uma corrente de transmissão, moviam a roda traseira.
Encarta.
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Partes de uma Bicicleta
1.Quadro
2.Garfo dianteiro 3.Movimento de direção 4.Guidão 5.Suporte de guidão 6.Pedivela 7.Movimento central 8.Pedais 9.Freios(dianteiro/traseiro) 10. Pneus 11. Aros 12. Selim
13.Alavancas de câmbio
14.Descarrilhador dianteiro 15.Descarrilhador traseiro 16.Protetor de câmbio 17.Protetor de raios 18.Porca da abraçadeira do selim 19.Alavanca de freio 20.Canote do selim 21.Corrente 22.Rodas dentadas 23.Blocagem rápida da roda
A ilustração acima possui caráter genérico exclusivamente
demonstrativo.
Portanto, os componentes mencionados não são comuns a todo tipo de bicicleta. Os itens bagageiro, para-lama e cesta frontal são componentes das bicicletas (BARRA CIRCULAR, TROPICAL e BRISA). ![]()
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