quinta-feira, 7 de setembro de 2017


A Esquemática como Tela de Projeção

 

                            A Matemática no centro do Conhecimento (Magia/Arte, Teologia/Religião, Filosofia/Ideologia e Ciência/Técnica) não se assume como ESQUEMÁTICA, conforme a tradução da Rede Cognata. Quando o fizer dará saltos incríveis, um dos caminhos sendo o de chegar aos programáquinas novos:

·       Esquemática da SCTE – sala, cadeiras, telão de ensinaprendizado;

·       Esquemática da AC – Árvore do Conhecimento;

·       Esquemática do LV – Laboratório Virtual;

·       Esquemática da CP – ciberprancheta;

·       Esquemática do AT – Atlas de Toque.

Como já vimos e será repetido é preciso elaborar os bonequinhos à SIMS da Máxis como interface com os usuários, especialmente as crianças, porque sendo muito plásticos eles poderão fazer coisas que os seres humanos não podem. Atualmente a transferência do Conhecimento ou pedagogia tem taxas muito baixas, porque depende do ser humano, cuja velocidade é pequena, em torno do segundo ou fração e não como nos programáquinas de bilionésimos ou trilionésimos do segundo. Então, há uma dureza característica que dificulta muito tudo e reduz demais a taxa de transferência. Não de pode manipular objetos e pessoas com ligeireza nem exatidão suficientes, nem podem ser inseridos destaques tais ou quais para marcar tal ou qual passagem, ressaltando-a na memória.

Em particular, não há celeridade na esquemática.

Onde poderiam ser mostrados esses ou aqueles ângulos. Pois há isso de a velocidade de dentro para fora do ser humano, de manifestação de cada indivíduo, estar na ordem do segundo, enquanto a percepção pode se dar em 1/10 ou até 1/100 disso, quer dizer, a recepção das imagens é muito mais ligeira, o que deve ainda ser estudado. Com base nessa distinção poderemos fazer muito mais na esquemática, acelerando extraordinariamente a apresentação, indo e vindo, destacando e ampliando certos pontos.

Ah, muitas coisas poderão ser feitas! Verdadeira paixão, quando começar acontecer.

Vitória, segunda-feira, 28 de março de 2005.

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