domingo, 12 de novembro de 2017


Habilitação das Minas nas Fozes de Terra

 

Vimos tratando neste grupo de Artigos Mais Novos desse tema dos rios mais antigos (Doce e São Francisco) e mais novos (consórcios amazônico e platino), a partir do DVD 3, Material Sensível.

O RITMO DE SURGIMENTO DA AMÉRICA DO SUL

1.       Separação violenta e relativamente rápida (não os dois centímetros anuais, velocidade atual) em razão da queda da enorme flecha de 273 milhões de anos atrás que separou a futura África para nordeste e a futura América do Sul para sudoeste;

2.       Os crátons começam a migrar na mesma direção, sentidos opostos, fazendo surgir o Oceano Atlântico;

3.      Aparece lentamente o arco dos Andes, primeiros cumes atuais bem baixo no horizonte como ilhas que ficaram assim milhões de anos de lentíssima elevação;

4.      Forma-se o canal que será o Lobato da AS, LAS;

5.      Ele é enchido de restos de todo tipo e elevado pela Placa de Nazca;

6.      Termina a sedimentação-elevação e há toda aquela sequência estudada no DVD 3;

7.       O cenário atual completa-se muito recentemente, talvez um milhão de anos, com a forma final atualizada há apenas 10 mil anos.

Nas bordas dos antigos crátons despejavam-se os rios antigos de oeste - que eram MUITO menores que os atuais - em suas fozes hoje ocultas, formando o talude de oeste.

Ora, há que habilitar a mineração das fozes de oeste.

Isso depende de registro, prospecção, retirada de materiais, destruição de habitats (o que deve ser evitado; o que não puder ser protegido por iniciativa própria será pesadamente remunerado), criação de linhas férreas, logística de fornecimento, treinamento de trabalhadores, injeção de capital, avanços na construção de programáquinas, autorização governamental, acordo dos empresários e operários, ocupação de vastas áreas nas cidades pequenas de agora (que se tornarão enormes canteiros de obras, com terrenos sendo comprados barato e vendidos caro).

Fornecimento de gêneros alimentícios, hortifrutigranjeiros, serviços variados, instalação de escolas, hospitais e igrejas, indústrias e comércios, um mundo de atividades nas próximas décadas. E não só no Brasil, em todo o mundo.

Aí está um conjunto de empreendimentos que eu gostaria de apreciar, porque estamos pré-vendo, estamos podendo acompanhar o nascimento, a própria fecundação, o desenvolvimento do bebê no útero.

Vitória, domingo, 12 de novembro de 2017.

GAVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário