sexta-feira, 3 de novembro de 2017


As Inclinações dos Planetas

 

PLANETA E INCLINAÇÃO DO EIXO DE ROTAÇÃO EM RELAÇÃO AO PLANO DE TRANSLAÇÃO (no livro Fundamentos de Física 1, Mecânica, 6ª edição, Rio de Janeiro, LTC, 2002, Apêndice C, p. 260) – tabela adaptada.

PLANETA
INCLINAÇÃO
Mercúrio
< 28º
Vênus
~ 3º
Terra
23,4º
Marte
25,0º
Júpiter
3,1º
Saturno
26,7º
Urano
97,9º
Netuno
29,6º
Plutão
57,5º

Se, como concluímos, foi um meteorito que inclinou a Terra, o mesmo terá se dado com os demais corpos? Pois alguns são gigantes, Júpiter tem 318 massas terrestres. Saturno é tão leve em densidade que boiaria na água. Ele, pela tremenda massa (95,1 vezes a da Terra) é com certeza constituído de gás, é uma nuvem gigante pairando no céu do sistema solar, uma nuvem redonda com um núcleo duro de hélio ou hidrogênio líquido ou sólido, não sei. Com certeza muitos meteoritos tenderiam a vazar, entrar e sair, não fosse a grande gravidade; em razão dela descrevem espirais e incidem sobre o núcleo.

A NUVEM REDONDA (Saturno; orbitada por outra nuvem)


Então, os eixos (e, consequentemente) as estações como partições do ano, da Vida e da Vida-racional são definidas desse modo. O mesmo mecanismo vai agir em todo sistema estelar, literalmente realianhando as órbitas dos planetas.

Vitória, 25 de agosto de 2005.

 

Sistema Solar
GRAVITAÇÃO UNIVERSAL
Gravitação universal e a forca de atração que age entre todos os objetos pôr causa da sua massa - isto e, a quantidade de matéria de que são constituídos. A gravitação mantém o universo unido. Copyright © CrazyMania - Todos os direitos reservados.
Via Láctea

Como observar estrelas duplas, com aproveitamento científico, com um refletor de 130 mm, dispondo só de oculares reticuladas? Como conseguir medidas mais exatas com esse equipamento?

Nenhum comentário:

Postar um comentário