domingo, 5 de novembro de 2017


A Enciclopédia das Profissões

 

                            Assim como em A Nova Enciclopédia no Livro 136 estão as disposições para a construção de uma enciclopédia do Conhecimento (Magia/Arte, Teologia/Religião, Filosofia/Ideologia, Ciência/Técnica e Matemática), aqui colocaremos as condições para essa outra destinadas às 6,5 mil profissões.

POR PRINCÍPIO (o modelo diz que devem ser quatro superprofissões verdadeiras, dois supergrupos auxiliares ou montadores e um centro de onde sai tudo): 7 supertomos ou superdivisões.

  1.  
  1.  
  1.  
  1.  
  1.  
  1.  
  1.  

ALGUNS GRUPOS (até que descubramos se efetivamente existem somente sete modos de classificar é melhor adotá-los, segundo o critério de Occan, para reduzir tudo a poucos apontamentos; isso se torna “profecia de auto-cumprimento”? Não, porque há a chance de existirem os sete supergrupos).

a)            Profissões do Conhecimento Alto (Magia, Teologia, Filosofia, Ciência) e da Matemática, e correlatos;

b)            Profissões do Conhecimento Baixo (Arte, Religião, Ideologia, Técnica) e correlatos;

c)             Profissões das chaves e bandeiras do modelo;

d)            Profissões ainda não-classificáveis.

É interessantíssimo encomendar um levantamento completo, exaustivo, porque nunca foi feito. À medida que fossem sendo lançadas as revistas semanais (6.500/52 semanas por ano = 125 anos; deveria ser acelerado de algum modo, justamente agrupando depois dos primeiros números) o processo organizativo seria debatido.

Vitória, agosto de 2005.

 

SOBRE PROFISSÕES (os guias são todos incompletos, é lógico; é porisso que estamos pedindo um completo – se não fosse assim, seria estupidez pedir)

GUIA DE PROFISSÕES
 

 

Lista de Profissões (USP)

DIRECTIVA COMUNITÁRIA 89/48/CEE, DE 21 DE DEZEMBRO DE 1988 - Portugal
Profissões
Autoridades competentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário