terça-feira, 5 de setembro de 2017


O Conjunto das Montagens das Quedas das Flechas, o Arrastamento das Placas Tectônicas, a Formação dos Arcos, a Montagem dos Lobatos e dos Consórcios dos Gigantes, por Fim o Discernimento dos Paralelepípedos dos Rios

 

SEGUINDO

Quedas das Flechas.
1
Resultado de imagem para queda no iucatã
Esta é a de Iucatã (descoberta pelos Álvarez), de 65 milhões de anos (o meteorito tinha 16 km de largura; a de Minas Gerais que separou Brasil da África tinha 60 km, caiu há 273 milhões de anos – as placas não derivam sozinhas, há que ter um impulso).
Arrastamento das Placas Tectônicas.
2
Resultado de imagem para placas tectônicas
As flechas caem de qualquer lado do cráton e o empurram em qualquer direção: a separadora Brasil-África empurrou de Nordeste para Sudeste o Brasil, com reação contrária para a África. A PSA Placa Sul Americana montou na PN Placa de Nazca.
Formação dos Arcos.
3
Resultado de imagem para andes 3d
Os arcos aparecem primeiro, neste caso o dos Andes (AAS Arco da América do Sul), como na América do Norte o das Rochosas: entre o cráton e o arco é mantido um canal oceânico que se tornará o Lobato.
Montagem dos Lobatos.
4
O LAS Lobato da América do Sul vai se formando, como foi descrito na sequência precisa: fecha em cima e em baixo, vai enchendo com sedimentos, vira imensa lagoa, eventualmente separa o Norte do Sul, formando dois consórcios de rios.
Consórcios dos Gigantes.
5
Dois consórcios gigantes na América do Sul.
Resultado de imagem para bacia do amazonas
Resultado de imagem para bacia do prata

Discernimento dos Paralelepípedos dos Rios.
6
Como está neste conjunto, é preciso delimitar precisamente os paralelepípedos dos rios.
Resultado de imagem para bacia do do rio doce
Bacia do rio Doce: ele é pequeno, mas é velho, 273 milhões de anos.
Consórcio das Mineradoras dos Mineradores.
7
Como foi dito de vários modos, é preciso organizar a fila dos famintos para a mesa farta desta novidade do mundo (todo petróleo e gás, preciosos metais e pedras, mineração geral nos panelões, etc.)

Em resumo: há toda uma ferveção a caminho, algo de inacreditável se eu não tivesse visto sequencialmente ponto a ponto com meu pensamento.

As placas tectônicas, vulcões, terremotos, maremotos, tsunamis, tufões, furações quase nada tiveram a ver. Mas os ventos e as chuvas durantes bilhões de anos, os pequeníssimos martelos, sim, muitíssimo.

Vitória, terça-feira, 5 de setembro de 2017.

GAVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário