sábado, 1 de outubro de 2016


Nobres Espíritos

 

É engraçado que nos hospícios existam tantos Napoleões e tantos Júlio César e tão poucos pedreiros e lavadeiras. Acho que é porque, sendo espíritos mais alentados, maiores (não necessariamente melhores), comportam divisões. Só assim para explicar. Talvez por respeito, ninguém em hospício se declarou Jesus. Os malucos preferem os grandes aos pequenos e até nisso os pobres se dão mal.

Além disso, nas convenções de malucos do Ocidente aparecem poucos Temudjin e Tamerlão, além de outros famosos do Oriente, como o Primeiro Imperador ou o Imperador Amarelo ou esse e aquele da estratosfera desencarnada.

Como disse Hermes Trimegisto, “o que está em cima é como o que está em baixo”, quer dizer, comporta a mesma mecânica (estático-dinâmica) dialógica (lógico-dialética), porisso deveríamos raciocinar sobre o que agrada aos espíritos, como está na “comida dos santos” afro-descendentes, aquelas que são oferecidas aos orixás e aos oricafés.

A COMIDA DOS SANTOS (no Brasil 90 % dos santos vivem mal e 10 % vivem bem; 1 % vive super-bem)

Descrição: http://farm7.staticflickr.com/6219/6389979835_94a0bc8a36.jpg
Descrição: http://www.lojasobrenatural.com.br/upload/imagens/produtos/comida_de_santo_cozinha_baiana_250x250.gif
Descrição: http://www.lojasobrenatural.com.br/upload/imagens/produtos/comida_de_santo_250x250.jpg
Descrição: http://www.lojasobrenatural.com.br/upload/imagens/produtos/comida_de_santo_02_250x250.gif

Os pobres oferecem do que têm, por exemplo, cachaça e comidas ao alcance do bolso, ao passo que as classes média-C, médio-alta-B e rica-A devem oferecer daquilo que abunda nelas.

Por exemplo, não seria de estranhar haver um pratinho de caviar com um champanhe nalguma esquina, significando pedido de patrocínio místico de um rico, pedindo de intervenção para conseguir, por exemplo, benefício fiscal, ou de algum político do mensalão pedindo facilitação no desvio de verbas.

RICA PEMBA MINHA

Descrição: http://robertamalta.blog.uol.com.br/images/banquetesagrado2.gif
Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEisSeIjJArDEhs5iCAEa65oTPxz4Ql0Fd-seESkUOjWfO3c4Z2QAeHMD_FsCgr4wGS1L-UmeqaKwUcejUpecy_lZRKBVFvuOT3tZa10vWd78Q5AyNxNOUGclTMj4lupi-tMJ7JQA_xaVqcf/s200/oferendas01.jpg
Descrição: http://www.old.diariodepernambuco.com.br/imagens/galeria/2010/20100819110804.jpg
Descrição: http://cantodoaprendiz.files.wordpress.com/2008/09/comidasanto2.jpg

Isso pressupõe que os orixás não atendem a todos do mesmo modo, porque o vício e a preferência são inerentes tanto do lado de baixo quanto do lado de cima. Havendo um ofertório pobre e um ofertório rico, qual você acha que o orixá vai querer? Hem, hem?

E depois, não pode haver prestação desemparelhada com a oferta. É, por assim dizer, a lei da correspondência. É como no seguro médico-social, em que os orixás-médicos da UNIMEDICORIXÁ cobra 800 e paga ao médico 40, ao passo que o Bradesco, segundo dizem, cobra 1600 (2x) e paga 120 (3x) ou a consulta privada de 200 – o médico dá atenção igual? Estou para crer.

Serra, quinta-feira, 06 de setembro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário