quarta-feira, 8 de novembro de 2017


Trocadalhos do Carilho

 

                            Essas trocas de letras são muito interessantes e sempre que posso me divirto com isso, desde que não de forma ofensiva a quem quer que seja. A Rita Lee aproveitou nomes de artistas famosos e compôs uma legal: “se a Deborah Kerr que Gregory Peck, não vou bancar a santinha” (se a Débora quer que o Gregory peque”). Os dois artistas de cinema trabalharam juntos em filmes.

RITA LEE FLAGROU

Flagra
Roberto de Carvalho - Rita Lee
No escurinho do cinema
Chupando dropes de anis
Longe de qualquer problema
Perto de um final feliz
Se a Deborah Kerr que o Gregory Peck
Não vou bancar o santinho
Minha garota é Mae West
Eu sou o Sheik Valentino
Mas de repente o filme pifou
E a turma toda logo vaiou
Acenderam as luzes, cruzes! Que flagra! Que flagra! Que flagra!

Muito tempo para trás lá em Conceição da Barra estavam jogando gamão (a sonoridade permite pensar em “com a mão”; que no Brasil não é em geral nem jogado nem admirado) e eu disse que podiam “jogar copé” (com o pé), a dona Cecília, mãe da Zezé ficou olhando e perguntando “o quê? ”, até que meu irmão explicou. O trocadilho, o trocadinho, é interessante porque como a piada é uma fisgada na pessoa, depende do pulso de inteligência e serve de avaliador.

Muito tempo depois minha filha Clara saiu-se com essa: “se há Triângulo de Bermudas bem pode haver Ilha de Boné” (pois morávamos no edifício Ilha de Bonaire, do francês “bom ar”, pronunciado “boné”). Recentemente falei ao Zé Maria que se ele fosse chefe seria Zérente; e que se tivesse estado na origem do Brasil lá por 1.500 bem poderia ser dono de Zésmarias (Sesmarias). Se houvesse um Gil dono de ginásio ele poderia colocar: Gilnásio.

Naturalmente o título faz referência a trocadilhos do caralho, trocadalhos do carilho. O povo fala em “não confundir a obra de aço do mestre Picasso com a pica de aço do mestre de obras”. Enfim, é divertido, a gente cai em frouxos de riso. O que são “frouxos de riso”?

Alguém deveria investigar os trocadilhos, fazer um livro, dar aulas em faculdades, pesquisar na Internet e na bibliografia própria, compactar, oferecer aos interessados.

Vitória, agosto de 2005.

 

                           

TROCADILHO

[De trocado + -ilho. ] S. m. 1. Jogo de palavras parecidas no som e diferentes no significado, e que dão margem a equívocos; calembur, calemburgo, equívoco, trocados, triques troques, tenções dobradas. 2. Emprego de expressão ambígua.
O senhor é meu pastor, e fica latindo a noite inteira no quintal.
O amor é cego. E surdo, mudo, paralítico, entrevado, esclerosado e bobo...
Cavalo morto é um animal sem vida.
Na vida tudo passa, até uva-passa.
Na vida tudo muda, até surda-muda.
FRASES INTELIGENTES
"Depois da derrota o pior resultado é o empate."
(Galvão Bueno)
"... E assista depois capítulo inédito de Vale a Pena Ver de Novo"
(Galvão Bueno)
"Estou louca para ir a Nova Iorque. Eu sempre quis conhecer a Europa..."
(Carla Perez, loira do Tchan, no Jô Onze e Meia)
"Meu hobby?? Ah! - eu tenho um preto, mas gosto mais do vermelho..."
(Carla Perez, ainda no Jô Onze e Meia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário