terça-feira, 14 de novembro de 2017


O Ponto Psicológico de Vista

 

                            OS OLHARES DA PONTESCADA

·       Abertura físico-química;

·       Abertura biológica-p.2;

·       Abertura psicológica-p.3;

·       Abertura informacional-p.4;

·       Abertura cosmológica-p.5;

·       Abertura dialógica-p.6.

A ABERTURA PSICOLÓGICA É CHAMADA ‘PONTO DE VISTA” (esta é só a máquina, a câmara, pois o programa está lá para dentro do cérebro, num ignoto lugar chamado “mente” ou, como chamei, gerador-de-autoprogramas, GAP)


Essa máquina é isenta, mas o programa é INTERESSADO: ele só vê o que deseja ver, conforme as PESSOAS (indivíduos, famílias, grupos e empresas) perto das quais esteja ou os AMBIENTES (cidades-municípios, estados, nações e mundo) nos quais circule, o Conhecimento (Magia/Arte, Teologia/Religião, Filosofia/Ideologia, Ciência/Técnica e Matemática) do qual esteja dotado, dependendo de seu sexo, da idade, do estado de espírito (positivo,  neutro ou negativo), da Psicologia (figura ou psicanálise, objetivos ou psico-sínteses dominantes, produções ou economias de que disponha, organizações ou sociologias a que esteja ligado, espaçotempos ou geo-histórias nos quais esteja inserido), da Economia (agropecuária-extrativismo, indústria, comércio, serviços e bancos) onde se emprega (no Escravismo, no Feudalismo, no Capitalismo, no Socialismo, no Comunismo ou no Anarquismo), se está numa ditadura ou numa democracia, se está amedrontado ou não, depende de mil fatos ou multiplicadores ou redutores e um milhão de pessoas diferentes verá de um milhão de modos distintos.

De fato não estamos vendo realidade físico-química nenhuma, estamos vendo as conveniências e é de tudo espantoso que ainda vejamos algo em comum, que concordemos em alguma coisa.

Se houvesse um superpoder que pudesse colocar lado a lado todas as nossas visões, tremendo seria o nosso espanto. O que os programas dentro de nossas cabeças vêem não se assemelha quase nada àquilo que a realidade físico-química mostraria, nem sequer à realidade vista por um bicho. NÓS VEMOS PSICOLOGICAMENTE, de acordo com nossos conjuntos, de acordo com nossas crenças. Jamais vemos a realidade F/Q, VEMOS O MUNDO HUMANAMENTE. É um filtro humano e jamais seremos capazes de ver a realidade de fato, nem através de fotografias, porque também as interpretamos.

Então não estou vendo o pente à minha frente? Claro, lá está um pente F/Q, mas o que vejo é minha interpretação de pente. Olhando para o mesmo pente-F/Q você terá outra IDÉIA DE PENTE, o seu pente.

UMA ROSA DOS VENTOS DO PENTE (todas as idéias têm em comum o pente F/Q no centro; como este não muda as idéias tem uma referência centralizadora, mas as idéias que correm dentro de cada mente sobre o pente são as mais diferentes possíveis; é disso que nascem as patentes)


Vitória, agosto de 2005.

 

Olho Humano
O olho humano é, aproximadamente, uma esfera com diâmetro de cerca de 20 mm O olho humano possui 3 membranas que o envolvem
Descrevendo o olho humano
olho humano

Olho
Olho, órgão da visão. Varia de estruturas simples, capazes de diferenciar apenas entre a luz e a escuridão, a órgãos complexos, como os apresentados pelos seres humanos e outros mamíferos, aptos a distinguir variações muito pequenas de forma, cor, luminosidade e distância. Microsoft ® Encarta ® Encyclopedia 2002. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário