quarta-feira, 8 de novembro de 2017


O Planeta Inclinado a Ter Estações

 

                            Como vimos no Livro 136 (veja A Vertical do Planeta), e antes dele em vários artigos, a Terra foi bombardeada e inclinada por um supergigante logo nos primórdios, tendo desde então estações. Ele bateu no que é agora o Pólo Norte e o rabo dele deve estar debaixo da Groenlândia.

A POSIÇÃO DA GROENLÂNDIA E NO SIMÉTRICO DO PÓLO O ANTIGO POLO NORTE NA YAKUTIA, RÚSSIA


AQUI TERIA ESTOURADO A CÚPULA DO CÉU (outro lado de onde bateu o meteorito supergrande; o Pólo Sul antigo teria ficado pelo lado da América do Sul)


O mundo antes da queda teria estado na vertical mesmo, o eixo perpendicular à Eclíptica, plano de translação em torno do Sol, ficando agora inclinado 23,5º (medidos do equador para os trópicos ou dos pólos para os círculos polares). A violenta batida inclinou os 23,5º graus, de forma que o PN passou da Yakutia (Rússia) e o PS da América do Sul às posições atuais; no norte situando-se na média entre a Yakutia e a Groenlândia e no sul entre o sul da América do Sul e o sul da Austrália. É preciso achar os antípodas verdadeiros, precisamente, em cada caso.

A SITUAÇÃO NO PÓLO NORTE (vemos o arco-de-frente - na posição em corte - acima-direita desde a África até a Ásia, o arco-de-ré abaixo-esquerda no Canadá-EUA; enterrada fundo, a possibilidade maior de 800 km de frente no choque e a possibilidade menor de 400 km; a Groenlândia é o círculo branco no perpendicular do meteorito; a parte azul é o canal em volta da Groenlândia)



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


                            O supergrande bateu, criou o fosso, repercutiu do outro lado do mundo, os pólos foram movidos de lugar para sempre e a Terra passou a ter estações. Acontecerá a mesma coisa nos outros planetas? A julgar pela situação do sistema solar parece ser bem comum, porque aqui só dois planetas (Júpiter, que é muito maciço; e Vênus) se inclinaram pouco, três graus.

AS FONTES DE METEORITOS E COMETAS

·       A mais distante: Nuvem de Öort a 0,5 ano-luz;

·       A intermediária: Cinturão de Kuiper além de Plutão;

·       A mais próxima: o Cinturão de Asteróides entre Júpiter e Marte;

·       Sem falar dos enxames de meteoritos em volta da Terra.

Então, acredito que isso dos choques é muito firme e constante em termos geológicos nos tempos próprios, cuja hora parece ter 26 milhões de anos. Talvez tenha sempre um maior de todos nos primórdios, na formação do sistema, que inclina os planetas em cada caso.

Vitória, agosto de 2005.

 

ESTAÇÕES, MUTAÇÕES

AS ESTAÇÕES DO ANO
Prof. Renato Las Casas (01/09/02)

Você sabe que a Terra translada em torno do Sol em uma órbita plana quase circular, com período definindo o ano. Enquanto isso ela vai girando em torno de si mesma, originando os dias.
Você sabe que a orientação espacial do eixo de rotação da Terra é fixa?
Estações do Ano
Para um observador, na superfície terrestre, muitos são os fenômenos astronômicos que ele pode ver e acompanhar. Ele, após olhar a evolução do fenômeno, pode estabelecer muitas questões no sentido de entender o acontecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário