quarta-feira, 8 de novembro de 2017


O Paralelepípedo Investigador dos Rios

 

                            O DITO CUJO


O RETÂNGULO DO RIO DOCE (Minas Gerais – Espírito Santo)


BANHA TODAS ESSAS CIDADES (a bacia dele serve uma multidão delas)

Doce (rio), nasce na Mantiqueira, próximo a Barbacena e, apesar de atravessar na sua maior extensão a região da encosta do planalto Atlântico, apresenta aspectos de rio de planície, pois seu curso é geralmente lento, apresentando margens baixas e alagadiças, embora ocorra ao longo de seu curso várias corredeiras e pequenas quedas d'água. Microsoft ® Encarta ® Encyclopedia 2002. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

Isso dá apenas o plano, não dá as alturas, as velocidades das águas em cada trecho ou correntezas, as quedas, os volumes e outros importantes índices.

PERFIL DE RIO (mas isso não dá a oscilação em largura)


REORGANIZANDO (no lado de cima as velocidades em cada ponto, tantos quanto forem os escolhidos; no lado de baixo volumes em cada lugar em que se juntar um afluente, para marcar o acréscimo do total até ali)

Aqui podem ficar as dimensões da bacia
Velocidades em cada ponto
Aqui podem ficar dados sobre a foz
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
CURSO DO RIO: curso volumétrico do rio, mostrando comprimento, largura e altura dele, podendo ser virado pelo cursor e visto de qualquer posição relativa, inclusive com as linhas marcando limites municipais, divisas estaduais e fronteiras nacionais
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Volumes em cada ponto

O mesmo pode ser feito para cada rio principal e cada afluente. Só o rio Amazonas vai proporcionar uma trabalheira danada, porque dizem que tem mais de mil afluentes, os quais por sua vez tem mais um bocado cada qual (alguns deles seriam rios imensos em qualquer país).

Em resumo, a geo-história dos rios ainda é muito pobre, perrengue, insuficiente, tola.

Vitória, agosto de 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário