terça-feira, 7 de novembro de 2017


Meus Amigos de Asas

 

                            Fui ateu 25 anos (dos 18 aos 43 anos; não foi por conversão, foi por mero raciocínio dentro do modelo, como já relatei) e não tenho especial predileção por anjos, mas suponho que o universo seja realmente vasto e que as colocações do modelo permitam pensar na existência de seres racionais em todos os patamares superiores (planetas, sistemas estelares, constelações, galáxias, aglomerados, superaglomerados, universos e pluriverso), de modo que não é de desconsiderar a possibilidade; seria muito provinciano imaginar que só na Terra (um a 100 bilhões de galáxias, com média de 100 bilhões de estrelas em cada uma, pelo menos uma dezenas de planetas – na soma ordem de grandeza de 1022 estrelas em 1010 de anos ou mais, portanto em tempespaço 1032 anos-estrelas como potencial de fazer) exista vida e racionalidade, e só no nosso nível. É improvável estar só aqui e Giordano Bruno pelo menos nisso estava certo, quando falou sobre a infinidade de mundos.

                            Anjos estão presentes nas culturas de diferentes inclinações há vários milênios, embora não haja qualquer evidência direta, claro; mas as pessoas espontaneamente continuam falando e dando testemunhos, como se verdadeiro fosse, com uma profunda convicção de que realmente é. Há os do lado negro e do lado branco e suponho que haja uma Curva do Sino dos anjos. As pessoas têm uma identidade tocante com os anjos, não importa a idade, não importa a raça, não importa a classe social, sexo, educação nem nada. É assim em toda parte, na ficção científica e na fantasia, na prosa e na poesia. É um fenômeno portentoso, de fato. É totalmente espantoso que sob base tão frágil tenha se sustentado algo assim em tanto espaço e tanto tempo!

                            De fato, nem que fosse como fenômeno psicológico os psicólogos deveriam estar investigando, nem que fosse pela pura curiosidade de isso ter sido gerado uma vez e se propagado continuamente no espaço e no tempo. Bilhões crêem neles. Se existem ou não eu não sei, se alguns deles são nossos amigos e outros nossos inimigos eu não sei, mas que o fenômeno é interessantíssimo isso eu posso sentir.

Vitória, agosto de 2005.

 

                            ANJOS NAS IMAGENS DA INTERNET


HÁ SÍTIOS E TUDO (é bem vasto)

Anjo
Anjo, espírito celestial considerado mensageiro, ou intermediário, entre Deus ou os deuses e os homens. Enviados para instruí-los, informá-los ou dirigi-los, podem atuar também como guardiães protetores. A religião cristã ensina que têm liberdade para escolher entre o bem e o mal; existem, portanto, anjos bons e anjos caídos ou maus. Microsoft ® Encarta ® Encyclopedia 2002. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário