terça-feira, 7 de novembro de 2017


Mapeadores e Mapas Pessoambientais

 

                            Inicialmente os mapas eram feitos apenas para os reis conquistadores e os seus generais e até muito recentemente - até a Idade Contemporânea cujo início foi colocado em 1789 - o povo não tinha acesso a eles. Os Atlas ou mapa-múndi são liberdades contemporâneas a que nem damos justo valor. Como já disse, são estáticos, mesmo os de Internet, e as pessoas e os ambientes não podem mexer com eles, não podem modificá-los, não podem pedir certas conformações preferenciais – eles seguem os critérios de quem ofereceu e pronto, está acabado.

                            MAPAS ENCOMENDÁVEIS

·       MAPAS PESSOAIS (para indivíduos, para famílias, para grupos e para empresas – agropecuárias-extrativistas, industriais, comerciais, de serviços e bancárias);

·       MAPAS AMBIENTAIS (destinados a cidades/municípios, a estados, a nações, a mundos).

MAPAS DA PROTEÇÃO

·       Dos lares (proprietários e gente do governo na programação);

·       Do armazenamento (do ponto de vista dos atacadistas, dos varejistas, dos clientes);

·       Da saúde (para os hospitais, para os médicos, para os serviços de saúde, para os usuários);

·       Da segurança (pública, privada, cidadãos, OAB e outros);

·       Dos transportes.

De fato, os mapas até agoraqui tentam mostrar o máximo.

CURVA DO SINO DO INTERESSE EM INFORMAÇÕES (uma fração deseja quase nenhuma informação, a grande maioria quer a média, um tanto precisa do máximo possível, tudo junto)


SOBREPOSIÇÃO DOS MAPAS

Informações privilegiadíssimas sobre um assunto só
2 assuntos
3
...
“M” mapas

Pode haver um mapa geral só com os nomes de ruas e logradouros, inclusive os destacados ou as referências, sobrepondo-se as necessidades. Nesse MAPA DE FUNDO seriam sobrepostas as informações sobre as 6,5 mil profissões, uma de cada vez, por exemplo, o que interessasse aos bombeiros: no momento em que está realizando consertos um bombeiro não precisa saber onde estão as igrejas, os teatros, as universidades, os órgãos dos governos e assim por diante. Só se interessa por lojas de construção civil, serralheiros, pedreiros e outros que o possam ajudar. Podem ser pedidos mapas pelos do Conhecimento (magos-artistas, teólogos-religiosos, filósofos-ideólogos, cientistas-técnicos e matemáticos), por interessados nas chaves e bandeiras do modelo. Milhões de pedidos seriam feitos aos programáquinas inteligentes, que ofertariam então tantos mapas quanto fossem os pedidos.

MAPAS DA PONTESCADA CIENTÍFICA

CIÊNCIA
MAPAS ESPECIAIS
Física-Química
Geológicos
Biologia-p.2
Paleontológicos
Psicologia-p.3
Antropológicos
Arqueológicos
GEO-HISTÓRICOS
Históricos
(Passado)
GH
(Presente)
Geográficos
(Futuro)
Informática-p.4
Isso pertence ao futuro e não sabemos com o quê se parecerão.
Cosmologia-p.5
Dialógica-p.6

OS MAPAS NÃO SERIAM MAIS PARA TODOS (o que seria visto dependeria de quem estivesse olhando; assim o interesse despertado seria incomensuravelmente maior em comparação com o despertado pela ditadura visual de hoje, o caos de leitura). Mas eles poderiam ser sobrepostos por aqueles poucos que desejassem tudo, os pesquisadores de vários setores e subsetores públicos e privados. Os particulares se dirigiriam apenas aos particulares.


Vitória, agosto de 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário