segunda-feira, 13 de novembro de 2017


A Parte Emersa de Peter

 

O texto-comentário sobre o filme colocado abaixo fala do lado obscuro de Peter Sellers: todos nós temos. Na parte emersa de Peter víamos o cara que nos divertia, na que não víamos estava a doença, como está em todos nós. Frisar demais o lado de baixo faz esquecer a beleza do que está em cima. Por sinal, o esforço extraordinário que alguns fazem com todos os defeitos até horríveis que têm para proporcionar bom divertimento pelo lado de fora é notável.

Os contadores de histórias devem ter equilíbrio para mostrar os dois lados da moeda, os dois lados da existência, o lado de fora que é visto e o que do lado de dentro vaza para poucos do círculo ou do circo familiar ou grupal ou empresarial.

TRADICIONALMENTE CADA PESSOA SERIA 50/50 COM O AMBIENTE (uma parte estará necessariamente escondida, invisível – querendo-se fuçar sempre se descobrirá um lado bom e um lado ruim a explorar)


O lado oculto é até mais interessante: como se faz para represar? E, principalmente, em nome de quê? Quando você pega um contador incompetente de histórias, digamos um cineasta-biógrafo que é insuficiente, ele conta só uma parte, o que distorce ou desvirtua – não está lá todo o Iceberg, só a parte de baixo, a parte da doença. Às vezes as coletividades estão na fase masoquista que quer sofrer e que deseja ser retalhada e patrocinam essas versões excessivamente doentias.

Também biografias de cinema deviam seguir técnicas básicas de contagem das existências, que são muito complexas.

Vitória, agosto de 2005.

 

O LADO DE BAIXO É QUE SUSTENTA O BRILHO OFERECIDO EM CIMA (algum custo em conturbação deve haver, o que não significa que desejemos estimular os conflitos; apenas é assim que o universo foi feito): o Iceberg oferece do lado de fora a luz, que é luta com as trevas de baixo.


                            O FILME

Vida e Morte de Peter Sellers
Bom lançamento direto em DVD
Filme é ganhador do prêmio Emmy 2005 da TV americana nas categorias melhor ator (Geoffrey Rush), roteiro e direção de minissérie ou filme
Geoffrey Rush e Emily Watson em cena do DVD Vida e Morte de Peter Sellers
por: Tony Tramell - tramell@bitsmag.com.br
A Vida e Morte de Peter Sellers
(The Life and Death of Peter Sellers)
Prêmios
* Globo de Ouro® de melhor minissérie ou filme produzido para a televisão, ator em minissérie ou filme produzido para a televisão (Geoffrey Rush). Indicado a melhor atriz coadjuvante em minissérie ou filme produzido para a televisão (Charlize Theron e Emily Watson)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário