domingo, 2 de outubro de 2016


Papagaio que Faz...

 

Nisso existe muita injustiça, porque como diz o ditado popular, “papagaio que faz, periquito que leva a fama”, quer dizer, os grandes usufruem e os pequenos tem de limpar a sujeira.

É, né, é assim, é? Tá bom, deixa que tem troco.

Pegaram o pobre do Onan de tocaia, sobrou pra ele, nem de longe ele foi o primeiro, foi o mais desprevenido, o mais bocó, o mais descuidado, pateta, podia ter feito sem dar na vista. Bom, pelo menos levou a fama, ficou famoso no mundo inteiro.

OS PERIQUITOS DA HISTÓRIA

QUEM
PERIQUITAGEM
Barbalhão
Ele ficou com a fama, mas quantos mais ficaram sem fama? O que admiro no Jater é ele ter agüentado sozinho aquela fortuna!
Judas
Não foi o primeiro, nem será o último. De fato, há muitos que inclusive traem a Igreja até hoje. Ih, se for contar nem cabe num livro grande. Por outro lado, ele escolheu logo Jesus, é muito azar.
Lalau e Georgina
Embora tenham agido separadamente, foi com o mesmo propósito, o auto-enriquecimento, ele num cargo público e ela como legítima representante da categoria (ela era advogada).
Onan
Imputaram ao infeliz isso que diverte os homens há milênios. Nem se poderia identificar o precursor, o pai de todos, o primeirão (ô, glória!).
PC Farias
Na realidade prometeu entregar, mas nem teve tempo, entregaram ele primeiro, comprando a passagem só de ida. Rapaz, o que tinha de gente no barco!
Sarninha
Por último ele estava asfaltando até poste no Maranhão, visando às gerações futuras (Rosa Ana e os outros). Mandou tanto dinheiro para Portugal que fizeram uma estátua para ele no Algarves.
Tiradentes
Tinha mais gente com ele, ele apenas foi convencido a carregar a carga toda, pobre infeliz.

E assim por diante: papagaio é o grandão, periquito é o pequenininho, o anãozinho que leva tinta. Não tem aquilo de “papagaio de pirata”? Pois é, papagaio pousa no ombro do pirata para a exposição, para foto (tudo arranjado, não vê que ele fica rindo?) - e o periquito atrás limpando as sujeiras.

Disso tudo os políticos concluíram uma coisa só: sempre é bom levar um periquito junto. Não é à toa que eles têm tantos assessores (pagos com o dinheiro dos outros, lógico, por quê seria de outro modo?).

Serra, sexta-feira, 21 de setembro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário