quinta-feira, 2 de agosto de 2018


A Miragem da Matrix

 

O primeiro filme da trilogia de Matrix é de 1999, quase 20 anos; depois dele, mesmo os filósofos falam do assunto, que é momentoso, porém antigo, vem desde A Vida é Sonho, 1635.

VEM DE MUITO ANTES DISSO [o livro A Vida é Sonho, de Pedro Calderón de la Barca (espanhol, 1600-1681) é de 1635, mas a ideia vem dos gregos e antes]

29 de janeiro de 201629 de janeiro de 2016
O mundo como um sonho, por 5 mestres: Osho, Sri Nisargadatta, Dogen Zenji, Helen Schucman e Khenpo Tsultrim
A ideia da “vida humana como um sonho” ou do “mundo como ilusão” não é nova, mas é renovada de tempos em tempos, vindo de épocas antigas como dos Vedas indianos e seu conceito de “Maya” até teorias mais modernas, de apenas algumas décadas, como a de Um Curso em Milagres, de Helen Schucman. Se a ideia do sonho lhe parece um tanto absurda, afinal como poderíamos estar sonhando com coisas tão sólidas e reais como as que temos nessa existência aqui, talvez a ideia da ilusão seja de mais fácil compreensão: quando sofremos ou vemos alguém sofrendo por extremo apego, por intenso desejo, por fantasia mental, entendemos que ali pode estar sendo “vista” uma realidade que não existe. Ou que existe apenas como um sonho, como uma ilusão. Como projeção, sem solidez.

Como já disse tantas vezes, em 1994 deparei com a Grade Signalítica, de que saiu a Rede Cognata: agora já vão 24 anos.

Nela, Natureza = MATRIZ = MATRIX = MIRAGEM = MORTOS = MENTIRAS e Natura = MENTIRA = MODO = MODELO = MORTE. A ser verdadeira a RC, tememos uma mentira, um engodo, embora vida = VERDADEIRA = LEI = CRISTO = TERRA = VERDE e segue. Além do que Terra = TELA = JOGO = BATALHA e vai.

Como a Natureza poderia ser uma miragem?

MIRAGEM NO DICIONÁRIO ELETRÔNICO HOUAISS

substantivo feminino
1.           efeito óptico que ocorre nas horas mais quentes, esp. nos desertos, produzido pela reflexão da luz solar, que cria uma imagem semelhante a um lago azul, onde por vezes se refletem imagens de vegetação ou cidades distantes, e que desaparece à medida que nos aproximamos.
2.          Derivação: por metáfora.
aquilo que se apresenta como algo muito bom, mas que não é verdadeiro; falsa realidade, ilusão, quimera, sonho.

Como poderíamos estar sonhando?

Eis algo de realmente inquietante.

Vitória, quinta-feira, 2 de agosto de 2018.

GAVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário