domingo, 1 de julho de 2018


A Construção da Bola de Cristal

 

Há aqueles presumidos 172 impactos de 26 em 26 milhões de anos: grandes e pequenos - desde o supergrande que definiu os pólos, o batatão, até as micro crateras fora de período como a Cratera do Meteorito do Arizona de 1,25 km de diâmetro e a de Afonso Cláudio, ES, de 3,5 km de diâmetro -, todos eles são objeto de curiosidade intensa.

Bem, embora fosse supremamente interessante colocar todas as possíveis 40 mil quedas, é trabalhoso, de modo que a simples determinação e colocação dos 172 superimpactos já seria maravilhoso, a começar do que embasa tudo, o de 65 milhões de anos dos Alvarez na Península do Iucatã, México.

HEXÁGONOS (seis lados e seis ângulos) – eles podem formar uma esfera, como uma bola de futebol, uma futebola, feita de hexágonos e pentágonos.


Ainda que em alguns casos crateras sejam encontradas dentro de outras ou sobrepostas pelas bordas, a própria existência de um hexágono atrairia a atenção por marcar queda.

A TERRA DE CRISTAL


A razão de ser uma bola de cristal (como a Terra tem 12.736 km de diâmetro faria sentido construir uma bola grande de 12,74 metros de diâmetro) é que poderíamos ver as flechas (cometas e meteoritos) pelo lado de dentro, pelos fundos, como as imaginássemos através das pesquisas e modelação computacional. Lá estariam as 172 flechas enterradas em seus respectivos lugares de queda, pois foram fundo, possivelmente com as placas tectônicas passando sobre elas como folhas de papel sobre um lugar enrugado.

Em cima veríamos as bacias das flechas, como delineadas, e por baixo as batatas enterradas dentro da bola de cristal, penduradas a partir do lado de dentro do cristal como pequenos frutos pendentes.

UMA BACIA DE FLECHA (Afonso Cláudio, Espírito Santo, Brasil)


Algumas flechas são tão pequenas que não podem ter ultrapassado a crosta de 6 a 60 km de profundidade e vagam com ela pelo planeta.

Vitória, quinta-feira, 1º de fevereiro de 2007 (23º aniversário de minha filha Clara).

Nenhum comentário:

Postar um comentário