Rede de Apoio no
Circo da Vida
Quando eu estava na
engenharia já lá por 1977 um dos que entraram em 1972-1 - o Anilton - foi a São
Paulo fazer mestrado na criação dessas máquinas que a gente fica sabendo
existirem na Europa, especialmente na França.
A tecnociência já
está presente faz tempo, resta saber o que colocar neles, fora o
“auto-atendimento” que significa, geralmente, o atendimento bancário e de
pagamento de contas (que já é um avanço extraordinário, sem falar o telebanco
em casa). A questão é que, como venho dizendo, é preciso colocar ali as PESSOAS
(indivíduos, famílias, grupos e empresas) a achar e os AMBIENTES
(cidades-municípios, estados, nações e mundos) por onde caminhar. Por si mesma
a T/C não significa nada ou quase nada, não passa de uma possibilidade boboca.
É preciso indagar das MOTIVAÇÕES, respeitantes à libertação do cidadão, que não
se opõe às elites nem nada, apenas aos entraves. É preciso colocar neles
aqueles vários mapas de que venho falando insistentemente, é fundamental orientar
o cidadão para tudo e em tudo. Pensar: do que o cidadão precisa? Indagar em
enquetes, pois essa é a grande tarefa. O que angustia, o que atrapalha, no que
se pode ajudar?
UMA
REDE SIMBÓLICA E UMA REDE VERDADEIRA (ainda que virtual)
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UMA NOVA MENTE SOBREPOSTA À ANTIGA
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Com outrora sugeri colocar uma lixeira
em cada poste, de 10 em 10 metros, agora é preciso fazer com os comunicadores,
devendo essa ser uma das principais tarefas dos governantes nos próximos 30
anos, colocar um quiosque-do-cidadão em cada esquina.
Vitória, agosto de 2005.
QUIOSQUE
DO CIDADÃO
(existem-nos de quase todos os tipos, agora: mais antigos e mais recentes, em
cabines ou livres, em pontos de ônibus)
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Soluções
de Auto-Atendimento
Quiosque multimídia é a mais moderna e avançada ferramenta de
auto-atendimento disponível atualmente no mercado.
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