sexta-feira, 17 de novembro de 2017


Rede de Apoio no Circo da Vida

 

                            Quando eu estava na engenharia já lá por 1977 um dos que entraram em 1972-1 - o Anilton - foi a São Paulo fazer mestrado na criação dessas máquinas que a gente fica sabendo existirem na Europa, especialmente na França.

                            A tecnociência já está presente faz tempo, resta saber o que colocar neles, fora o “auto-atendimento” que significa, geralmente, o atendimento bancário e de pagamento de contas (que já é um avanço extraordinário, sem falar o telebanco em casa). A questão é que, como venho dizendo, é preciso colocar ali as PESSOAS (indivíduos, famílias, grupos e empresas) a achar e os AMBIENTES (cidades-municípios, estados, nações e mundos) por onde caminhar. Por si mesma a T/C não significa nada ou quase nada, não passa de uma possibilidade boboca. É preciso indagar das MOTIVAÇÕES, respeitantes à libertação do cidadão, que não se opõe às elites nem nada, apenas aos entraves. É preciso colocar neles aqueles vários mapas de que venho falando insistentemente, é fundamental orientar o cidadão para tudo e em tudo. Pensar: do que o cidadão precisa? Indagar em enquetes, pois essa é a grande tarefa. O que angustia, o que atrapalha, no que se pode ajudar?

UMA REDE SIMBÓLICA E UMA REDE VERDADEIRA (ainda que virtual)


                            UMA NOVA MENTE SOBREPOSTA À ANTIGA


Com outrora sugeri colocar uma lixeira em cada poste, de 10 em 10 metros, agora é preciso fazer com os comunicadores, devendo essa ser uma das principais tarefas dos governantes nos próximos 30 anos, colocar um quiosque-do-cidadão em cada esquina.

Vitória, agosto de 2005.

 

QUIOSQUE DO CIDADÃO (existem-nos de quase todos os tipos, agora: mais antigos e mais recentes, em cabines ou livres, em pontos de ônibus)

IBM KIOSK
Soluções de Auto-Atendimento
Quiosque multimídia é a mais moderna e avançada ferramenta de auto-atendimento disponível atualmente no mercado.
 
 

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