sexta-feira, 17 de novembro de 2017


Extração Excessiva e a Guerra de Lobatos

 

Lá para trás vimos que devem existir pelo menos 12 lobatos, os grandes canais salgados que eram mares e foram fechados, tornando-se grandes lagos doces e depois toda aquela sequência explicitada, o modelo geral de formação.

O LAS, LOBATO DA AMÉRICA DO SUL (não vou ser repetitivo, embora a sequência de formação seja formidável, mesmo se ainda sem a computação gráfica ou modelação computacional, que posso ver em minha mente, pois falei dos detalhes)

Imagem relacionada
Resultado de imagem para américa do sul em 3d

De início não existia o Arco dos Andes, somente os planaltos à direita; ele se levantou à medida que eles correram para sudoeste e subiram na Placa de Nazca, formando-se então o canal, o lobato. Antes deles aparecerem, existia somente o páleo-Oceano Pacífico à esquerda. Formado o canal-lobato, ele foi fechado abaixo na Argentina e acima em Marajó, o resto seguindo a marcha mencionada e a continuação estabelecida, inclusive enquanto nomenclatura.

Ora, esse é apenas um, o LAS, Lobato da América do Sul, existindo outros 11; e ele é gigantesco em qualquer medida, mais de nove milhões de quilômetros quadrados (sem falar no que chamei de Bacia Argentina, de 20 milhões de QQ). O LAS envolve quase todos os países da América do Sul em relação ao petróleo e todos mesmo em relação a petróleo-gás, veja Todo Petróleo e Todo Gás no DVD 3, Material Sensível.

Você há de convir que os seres humanos são gananciosos, procuram todo tipo de facilidade, mesmo que à custa dos demais, e todo gênero de prazeres mentais (que chamam de corporais), o que levará a tremendas disputas, mortais até.

E a extrações excessivas, quer dizer, a depressão dos preços.

Com a queda de preços os metais e as pedras preciosas irão cair a níveis irrisórios, a menos que os governos do Superestado Minerador possam colocar ordem na barafunda, na algazarra, no destempero. Se não conseguirem, será MUITO PIOR que as corridas de ouro do Velho Oeste, com aquele morticínio inacreditável, irrefreado por quem de direito, os representantes da autoridade da lei.

Desperdício tanto das minas e minerais quanto da natureza biológica, é o que se deve evitar a todo custo.

Vitória, sexta-feira, 17 de novembro de 2017.

GAVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário