sábado, 11 de novembro de 2017


Café Padronizado

 

                            Eles não colocam se é arábica (melhor, das terras altas, das montanhas) ou conilon (pior, das terras baixas, das planícies) e valorizam como podem. Há de tudo no pó de café, como já retratei: de folhas e galhos a milho (o chamado “programa de MILHO/ramento do café”), pedras, terra, de tudo mesmo – seria interessante alguém revelar os PODRES DO CAFÉ, as sujeiras próprias dos procedimentos de colher, torrar, moer e vender. Depois inventaram de colocar um Selo da ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café), para garantir qualidade, tantos eram os atos de banditismo.

                            Bastaria colocar um A grande para arábica e um C grande para conilon, depois o tipo (7, 8, com descrição de broca, o que for), se é de tal ou qual país (pela sigla internacional, que é a da Internet, BR para Brasil), mais uma quantidade de identificações com a qual o povo se acostumaria; se uma colher de sopa rendesse três, quatro, cinco xícaras diriam, digamos, 1.3, 1.4, 1.5, e se é de tal ou qual “dureza” e mais todo jargão dos cafeicultores e comercializadores.

                            Porque uma coisa que atende a tanta gente através do mundo, que é do gosto de tantos (inclusive eu, que sou viciado) não pode ficar à mercê dos aproveitadores – é preciso que os governempresas ajam a contento, criando uma FAIXA ALFANUMÉRICA DE PADRONIZAÇÃO.

FAIXA PRETA (15 códigos alfabéticos e numéricos ou quantos forem necessários)


 
FAIXA ALFANUMÉRICA DE PADRONIZAÇÃO
 
 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


                            Vitória, agosto de 2005.

 

                            ABIC Internet

Home
Café e Composição Química
A maioria das pessoas que toma café diariamente ignora quais são as substâncias que estão presentes no café e pensa que o café contém apenas ou principalmente cafeína.
BRASIL VAI SUPERAR CONSUMO AMERICANO DE CAFÉ
Julho de 2005
O consumo de café torrado no mercado interno deverá ser de 21 milhões de sacas de 60 quilos em 2010, superando o volume de 19,5 milhões de sacas dos Estados Unidos, maior consumidor mundial.

                            ENCICLOPÉDICO CAFÉ

Café, nome popular de um gênero de arbustos da família das Rubiáceas, de suas sementes e da bebida preparada com elas. Microsoft ® Encarta ® Encyclopedia 2002. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.


Fontes: 
Grande Enciclopédia Larousse Cultural
CAFÉ-La Dolce Vita - Asa Editores Ltda.
Aroma de Café- Luiz Norberto Pascoal
Le Café - Anne Vantal
Desenvolvimento e o vai e vem do Café
caf12m.jpg (44058 bytes)
Situação do cafezal de 12 meses em Março de 2000
floracaf0900.jpg (16615 bytes)
Florada em café de 8 meses (Setembro de 2000) após 90mm de chuva.




Nenhum comentário:

Postar um comentário