terça-feira, 7 de novembro de 2017


Açúcar e Terrores Noturnos

 

                            Como diabético – sabidamente desde 1992 – não posso comer açúcar, mas de vez em quando é irresistível. E há sempre a falsa fuga das frutas, que têm açúcar também, embora menos maligno que o quimicamente processado, especialmente o branco, pois o mascavo, dizem, é menos danoso [Há informações de que não é].

                            Associei os terrores noturnos à metformina de 850 mg de que estive tomando por conta própria dois comprimidos por dia, até reduzir a um. Fiz o teste: tomava dois, tinha os terrores noturnos (TN), não tomava não tinha. Voltava a tomar, tinha, parava de novo não tinha. Os critérios científicos derivados de Francis Bacon são importantes para excluir os falsos-positivos. É claro que o resultado pode ter vindo de ao tomar os dois comprimidos e baixar muito o teor de açúcar no sangue eu comer açúcar.

                            Então, seria preciso fazer os testes.

                            A vantagem toda vem de que havia um tempo em que a civilização ocidental quase não dispunha de açúcar, antes das Grandes Descobertas dos portugueses, especialmente em torno de 1500. Será que os antigos, os da Idade Média (antes de 1453) relatavam os TN? E os da Antigüidade (antes de 476)? A Rede Cognata diz que mulher (por motivo desconhecido) = AÇÚCAR = MEL = MEDO = MORTE = MODELO = ESTUDO = NORTE = NUNCA = NAVIO = NAVE = EXÉRCITO = MATADOR = NOBRE e outras traduções. Em particular deve ser porque – diz o Modelo da Caverna para a Expansão dos Sapiens – elas inventaram a agropecuária-extrativismo inicial e porque colhiam as frutas das redondezas e preparavam quaisquer alimentos fermentados e outros, com concentração de açúcar. Como as mulheres (fêmeas e pseudomachos) constituem metade da população é fácil testar. Por outro lado, mãe não é igual a açúcar, foi retirado o L. Talvez as mães se abstenham de comer açúcar, não sei.

                            É preciso separar os terrores do sono, que são em geral noturnos (mas podem ocorrer a qualquer hora do dia, desde que a pessoa durma), dependendo da pessoa estar dormindo e sonhando, porisso podendo chegar aos pesadelos, daqueles outros que precedem o sono, naquela fase de pensamentos antes de dormir, os estranhos raciocínios destrutivos que temos. Em ambos os casos deveríamos estudar a associação com o açúcar ou a privação dele, pois testes múltiplos podem ser feitos.

                            A MULTIPLICAÇÃO DOS TESTES

·       Privação de açúcar;

·       Ingestão de açúcar:

1.       Por homens;

2.       Por mulheres:

·       Por fêmeas

1.       Povos contemporâneos:

·       Que consome muito;

·       Que consomem pouco;

2.       Povos antigos;

·       Por pseudomachos.

Com tanta gente consumindo tanto açúcar através do mundo inteiro faz todo sentido pesquisar para poupar a medicina de supergastos.

Vitória, agosto de 2005.

 

                            TERRORES NOTURNOS

Transtornos do sono em crianças e adolescentes. Ajudando os pacientes e suas famílias a conseguir descansar
Problemas do Sono
Os pesadelos são sonhos assustadores que
ocorrem durante o sono REM (rapid eye movement, movimentos rápidos dos olhos). Uma criança que tem um pesadelo geralmente desperta totalmente e consegue recordar o sonho com detalhes.
Edição Nº. 140 - setembro de 2004
A epidemia da Insônia
São muitos os distúrbios que tornam insatisfatório o descanso noturno, às vezes de maneira discreta, outras, dramática. De qualquer forma, é cada vez maior o número de pessoas que sofrem com noites mal dormidas.
por Chiara Palmerini Tradução: Alessandra Pavesi
 
Insônia Fatal
 
A privação do sono representa um tormento tão grande que foi usada até como instrumento de tortura. Talvez isso baste para dar uma idéia de quanto pode ser trágica e sinistra uma doença que priva da capacidade de dormir até levar à morte.

 
 
 
A autora
 
CHIARA PALMERINI é formada em filosofia, com especialização em jornalismo científico.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário