domingo, 9 de setembro de 2018


Duplos Mapas Mecânicos da Saúde

 

Mecânico, estático-dinâmico. Na seção estática serão semelhantes aos mapas urbano-municipais, plantas de cidades com seus bairros e dos municípios com seus distritos, e aos mapas estaduais (que são muito ruins, pensando bem). Na seção dinâmica dirão respeito à entrada-e-saída, como especificarei.

DUPLO DINAMISMO

DE ENTRADA OU OFERTA
DE SAÍDA OU DEMANDA
Aquilo que o centro de saúde oferece à comunidade, quer dizer, seu leque de doações de serviços.
Naquilo que vai buscar orientar a comunidade preventivamente, a busca visando diminuir a oferta.

Ambos são mapas também, mas contrários uns aos outros, porque se a comunidade vai até o centro é porque está doente, ao passo que quando o centro sai de si é para evitar as doenças da comunidade. No primeiro caso o cenário é como o atual, inercial, de resposta, com a diferença de ser abastecido pela segunda tela, gravitacional, de pergunta, interessado e interessadíssimo em criar virtuosidade físico-química, biológico-p.2 e psicológico-p.3, quando não informacional-p.4. Pela F-Q demanda de boas condições de iluminação e insolação, de orientação para os bons ventos, de instalação de fossas sanitárias e esgotos, de declividade, de serviço de água, de bloqueio das energias malsãs (torres de transporte e outras). Pela B-p.2 cuidados com o quintal e o lixo, com saneamento, com não-promiscuidade, com boas condições para a vida. Pela P-p.3, boa vizinhança, segurança e todos os índices que estão no modelo, especialmente na Chave da Proteção (bons lares, bons armazenamentos, boa segurança, boa saúde – inclusive psicológica – e bons transportes).

Traçar CÍRCULOS DE DEPENDÊNCIA direta e indireta, próxima e distante em cada caso; no CD direto-próximo, a vizinhança imediata do centro, o bairro onde estiver inserido, e os visitantes pagantes, que serão de qualquer lugar. Quais são as condições de saúde-doença dos moradores do bairro? Ir de casa em casa traçar os perfis corpomentais e empregatícios: níveis de renda e comprometimento dela, pagamento da casa própria e tudo isso que pertence à vida humana, todos os dados que já podem ser extraídos da FIBGE, Fundação IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Realimentação ou retroalimentação ou feedback, eis a questão e a resposta.

A SAÚDE É O ALVO

http://james.tipos.com.br/media/17/20050605-446_inf_alvo.jpg

Com isso compor os mapas tridimensionais de saúde-doença. Os próprios mapas indicarão onde concentrar atenção.

Vitória, sexta-feira, 31 de agosto de 2007.

José Augusto Gava.

Nenhum comentário:

Postar um comentário