terça-feira, 25 de setembro de 2018


Cooperação-Luta

 

DARWIN SUPERAFIRMOU A LUTA (e esqueceu a co-operação, operar juntos; conseqüentemente, a “luta pela sobrevivência” quando socializada na sociologia da luta social é a sóciobiologia)

SUPERAFIRMAÇÃO DA LUTA
A cooperação pela sobrevivência foi totalmente esquecida e depois desconsiderada.
1ª etapa - darwinismo
2ª etapa - darwinismo social
LUTA
COOPERAÇÃO

DARWINISMO E DARWINISMO SOCIAL

DARWINISMO
 
DARWINISMO SOCIAL
(Sóciobiologia)
Descrição: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/evolucao-dos-seres-vivos/imagens/evolucao-dos-seres-vivos55.gif
Todas as nações descendem de uma só, através da luta por aptidão (a cooperação foi esquecida) ...
... mas umas nações são melhores que as outras e devem liderar, por verem mais longe.

A LUTA-COOPERAÇÃO (FUTURA) PELA SÓBRIO-VIVÊNCIA EM EQUILÍBRIO 50/50, SOMA ZERO COOPERAÇÃO-LUTA

A BALANÇA RESTAURADA PELO FIEL
Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjKUAXv2WvhrrJygVnz69ZMBiFZ8EGVFEAVU_G69bkKhM0tLblo0LGwz-dOAjp-S-NwG9S20-_Mpjx5llvXNWKUWh4ISp7yvSJyVomg-M76OUTXACBwQsECHoLhJ7Ij3JKkcmi1owKQu8aP/s320/edificios-verdes1.jpg

Já vimos na Teoria dos Ciclos, dentro do MP modelo pirâmide, a questão das ondas; no livro 35, As Duas Superpotências Futuras vimos também a questão aplicada dos ciclos (embora eu já tenha construído as ondas pela sua nomenclatura, não quero voltar a fazê-lo, não apenas porque a apresentação fica tosca, como principalmente porque não existem os supercomputadores, as equações e os geo-historiadores em apoio).

Como identificar as fases de LUTA (haveria toda uma nomeação aqui) daquelas de maior COOPERAÇÃO?

A NOMEAÇÃO DAS LUTAS (sempre quatro fases)

1. branda;

2. intensa;

3. forte;

4. desenfreada.

Evidentemente as fases de luta e de cooperação são oposto-complementares umas das outras: quanto a luta é mais intensa, desenfreada, a cooperação é mais fraca, menos evidente, mais oculta, menos visível (passa até por não haver, mas há um fogo no núcleo do carvão amortecido).

DOIS QUARTETOS

LUTA
COOPERAÇÃO
Branda
 
Morna
Intensa
Interessada
Forte
Aguda
Desenfreada
Insistente

É cristalino: durante e depois dos grandes sofrimentos as PESSOAMBIENTES se tornam cooperativas, com medo da morte, enquanto nas fases de paz elas lutam até desbragadamente. Quanto mais profunda a paz, mais as pessoas lutam, justamente por estarem acobertadas por ela; quanto mais violenta a guerra e maior a chance de desaparecer mais se unem as pessoas.

O mesmo se dá com as PESSOAS (indivíduos, famílias, grupos, empresas) e com os AMBIENTES (cidades-municípios, estados, nações, mundos); o mesmo com os casamentos e com tudo. Quando há perigo (início do casamento, dificuldades dos filhos ou do homem ou da mulher) o par se une e quando há abundância, se separam. Podemos ver isso agora, podemos triar a geo-história dos casamentos e de todo gênero de união, inclusive de empresas.

Podemos acompanhar a antropologia através das ossadas e dos instrumentos, a arqueologia por meio das construções, a geo-história por meio dos textos; podemos ver esses “nós” (tanto nós, pronome reto, quanto “nós”, nó de árvore – o casamento), seguindo sua trilha-onda, como mostrado aqui, algo a ser melhorado.

A ONDA DO CASAMENTO CAVERNA-FLORESTA

HOMENS-FLORESTA
Descrição: http://images.wikia.com/mensageiros/pt-br/images/f/f1/Homem_mulher.jpg
MULHERES-CAVERNA
Sim
Não
EXPANSÃO
CONTENÇÃO

ISSO TAMBÉM NÃO FOI ESTUDADO. Não foi equacionado, não foi esquematizado, não foi matematizado. Como foi essa contagem toda da cooperação-luta do casamento FLORESTA-CAVERNA (CAVESTA OU FLORENA)?

O que os psicólogos estiveram fazendo?

Serra, segunda-feira, 04 de junho de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário