domingo, 9 de setembro de 2018


De Volta para o Futuro

 

A futurologia agora se misturou com a vidência, o tarô, os horóscopos e sei lá mais o quê na Internet. De uma busca séria virou aos olhos do povo patifaria.

Primeiro, devemos pensar que TODAS as pessoas são futurólogas, porque sempre pensamos no depois, nem que seja em alguns minutos depois; mas são amadoras e precisamos de profissionais. O problema dos antigos futurólogos das décadas dos 1950/60/70 foi que fizeram previsões muito largas e espalhafatosas, quando deveriam ter inclinado a técnica para o lado da filosofia-ciência. E também aconteceu de muitas previsões deles (por exemplo, de Herman Kahn em O Ano 2000, que é vilipendiado, mas poucos leram) serem corretas no conteúdo, destoando poucos anos. Os americanos levaram a sério e provavelmente continuam levando. O silêncio em torno da futurologia nos garante que os governos dão atenção a ela, particularmente o americano, que é atento a tudo.

Ademais, pense que se TODOS NÓS imaginamos o futuro (o mero ato de ir tomar café de manhã é um exercício prático de futurologia: você deve prever que há pó, que a água poderá ser obtida, que há energia para esquentá-la, que as propriedades da água e do pó se conservarão, que a água quente conseguirá extrair do pó a cafeína, que há alguém para coar e assim por diante).

A questão da futuro-logia é a segunda parte, a LOGIA, estudo, estudo lógico e dialético, dialógico, que pode ser graduado de 1 a 7 (povo, lideranças, profissionais, pesquisadores, estadistas, santos-sábios, iluminados) e ainda promover treinamento PARA SER MELHOR. É encarar a sério, pois se todos são futurólogos (ser racional é ser futurólogo; aliás, SER ANIMAL e ESTAR VIVO é praticar futurologia a cada minuto), só os melhores poderão ser aproveitados para a futurologia técnico-científica e matemática.

FUTURO-LÓGICO

1
2
3
4
5
6
7
 
 
 
 
 
 

Se alguém desejasse manter só para si uma tecnociência não faria de tudo para desmoralizá-la? Não enfraqueceria os demais ao fazê-los desprezar um elemento importante e até fundamental? Reservando somente para ele e os seus algo assim poderia inviabilizar todos os outros, pois por mais que se erre a Curva do Sino nos diz que a tendência dos grandes números (de tentativas, inclusive) é produzir metade de certezas, o que com certeza é muito bom. E dessa metade pode advir enorme bem produtivorganizativo se os testes de campo forem feitos miudamente no sentido de saber quais linhas estão proporcionando as respostas adequadas.

Vitória, sábado, 01 de setembro de 2007.

José Augusto Gava.

Espiritismo e futurologia

Bernardino da Silva Moreira
Podemos considerar Leonardo da Vinci (1452-1519) e Júlio Verne (1828-1905), como precursores da futurologia. O genial Leonardo, um dos maiores gênios da humanidade, desenhou um esboço de um helicóptero e como complemento um pára-quedas. Questão de prudência.
HERMAN KHAN:
OU DE COMO MORREU A FÉ INFINITA NA TÉCNICA
[ 8/2/1992: Este texto de 8290 caracteres, que é a reteclagem de publicados AC, talvez não justifique hoje sequer o trabalho de ser lido, quanto mais reteclado e republicado.

A FUTURO-LOJA DA INTERNET

11 Novembro 2006
FUTUROLOGIA
A previsão do futuro é um dom magnífico.
A vontade de conhecermos o que vai suceder em tempos que virão é algo de natural e, em muitos casos, reveste utilidade.
21 Nov
Publicado por Massao em futurologia
A realidade imita a arte? Quem sabe, o mundo de Matrix poderá estar próximo…
O relatório Conversão de Energia Microbiológica, da Academia Americana de Microbiologia propõe o uso de bactérias para solucionar o problema de geração de energia limpa e renovável.

A FUTUROLOGIA DOS FUTURÓLOGOS OFICIAIS E DOS GOZADORES

http://www.paralibros.com/libros/images/kahnherm.jpg
                                http://www.bibliopolis.org/graficos/libros/congrefutu.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário