sábado, 29 de setembro de 2018


Comprando Terras

 

Em apenas 12 mil anos saímos de uma (Jericó) e chegamos a 200 ou 300 mil cidades, sem falar em vilas e lugarejos. Nelas moram bilhões de humanos. Poucos ficaram na roça, em alguns lugares menos de 10 %: talvez mais de 5,0 bilhões estejam urbanizados. Alguns nunca pisaram numa propriedade rural e não só não saberiam viver nela como se sentiriam horrorizados com o silêncio e a escuridão, com a presença de liberdade e a falta de opressão.

Pela curva do sino sabemos que 50 % de todos (agora 3,5 bilhões) nunca desejarão relação com o campo. Restam 50 %. Entrementes, não se poderia levar 3,5 bilhões ao campo sem comprometer as florestas e as áreas preserváveis. Talvez apenas o 1 % de ricos (35 milhões), no máximo os 10 % de ricos e médio-altos (350 milhões), pois as propriedades no campo devem ser necessariamente grandes.

RETALHANDO A TERRA (fiz contas aproximadas, alguém deve apurar)

PORÇÃO
ÁREA (MILHÕES DE KM2)
PERCENTUAL
SOMA
Oceanos
340
2/3 = 67
67
Gelos, desertos, montanhas inacessíveis
80
16
83
Florestas, áreas a proteger
40
8
91
Utilizáveis
50
9
100

Os governos reservaram por vários motivos porções consideráveis de florestas, particularmente no Brasil (e o número de reservas está – felizmente – crescendo rápido).

VÃO-SE OS DOIDOS, FICAM OS ANÉIS (a reserva está “no centro”, as propriedades irão sendo adquiridas no entorno)


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Nem todos quererão vender, alguns porque se identificam, outros porque já protegem, outros pelo prazer de morar no campo, mais alguns para passar férias ou finais de semana - uma quantidade grande de motivos; e outros por ambição, conforme se vá mostrando o projeto, porque algo sempre vaza.

No capitalismo não há nada de errado em proteger para super-lucrar, deixando “valorizar”; de olho na exploração dos parceiros, eles guardarão. Não se deve comprar desses, de modo nenhum, há muitos anéis a construir: centenas, milhares em todo o mundo. Não comprando, ou eles vendem ou são obrigados a proteger, o que é nosso objetivo.

Não se render aos chantagistas é princípio moral.

De todo modo há tanto a fazer pelas décadas vindouras que trabalho não faltará: há incontáveis anéis a constituir.

UM EXEMPLO NA RESERVA DE DUAS BOCAS, EM CARIACICA, ES

CARIACICA
Descrição: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/3/37/EspiritoSanto_Municip_Cariacica.svg/280px-EspiritoSanto_Municip_Cariacica.svg.png
A RESERVA
UM EXEMPLO DE PROPRIEDADE
OUTRO EXEMPLO

E, evidentemente, as pessoas engajadas não esperarão nosso sinal; na medida em que percebam o objetivo, elas mesmas começarão a comprar e a reservar para si ou a doar para o movimento.
Serra, terça-feira, 22 de maio de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário