terça-feira, 11 de setembro de 2018


Wikoleções

 

A Wikipédia já fez muito e fará muito mais, mormente quando os governempresas perceberem que é da maior utilidade e importância termos um dicionárienciclopédico PÚBLICO-PRIVADO de referência universal com o mais alto grau de confiança, padronizado para todo o planeta e patrocinado pelo coletivo humano em todas as línguas, como sinal REAL de unificação.

A par disso devemos pensar que - seja comprando de volume em volume ou perdendo algum ou comprando através de fascículos nas bancas - as PESSOAS (indivíduos, famílias, grupos e empresas), além dos AMBIENTES (cidades-municípios, estados, nações e planeta) devem ter acumulado milhões de coleções incompletas, que seria interessante conhecerem NO TODO, com o sentido de integridade e completamento.

COL-AÇÕES (coleção de ações)

http://www.geocities.com/claitonmoraes/colecoes.jpg
http://www.jornaleironline.com.br/oesp/va/jol/Imagens/todas_colecoes.gif
http://rsta.pucmm.edu.do/biblioteca/html/manual_instruccion/enc.gif
http://www.egdesign.com.br/imagens/portfolio/civilizacaocol_1.jpg

Tal procedimento custoso não é o equivalente de já publicar todos os livros, como o Hart pretende, ou como o Google está indexando? Não, de maneira nenhuma, porque nesse caso seria preciso procurar em especial dentro do grupo maior e não é isso que se quer; além disso, um tratamento diferenciado pode significar a grupalização dos mesmos autores de verbetes ou mostrar curiosidades que a mera digitalização não vai apontar ou muitas chances que o programáquina oferecerá.

Enfim, a nova atividade pode trazer alegrias insuspeitadas, até mesmo promover a finalização real das coleções por troca e aquisição, tampando os buracos de décadas nas consciências, inclusive a minha.

Vitória, segunda-feira, 27 de agosto de 2007.

José Augusto Gava.

Nenhum comentário:

Postar um comentário