segunda-feira, 10 de setembro de 2018


Nomeando e Enumerando os Covardes

 

Fiquei pensando nos heróis, nos santos e sábios, nos iluminados

OS QUE DEVEM E OS QUE PAGAM

7. iluminados;

6. santos/sábios;

5. estadistas;                                            OS QUE PAGAM                       

4. pesquisadores;                                                                                           

3. profissionais;                                       OS QUE DEVEM

2. lideranças;

1. povo

Os pesquisadores consomem tanto quanto produzem.

Assim, a presença de santos/sábios é anúncio inequívoco de doença dos AMBIENTES (planeta, nações, estados, municípios-cidades) e das PESSOAS (empresas, grupos, famílias e indivíduos), assim como as guerras são sinais de pecado anterior, não necessariamente daqueles lugares que são palcos delas.

O aparecimento de heróis (como Tiradentes) quer dizer que em volta faltou coragem, houve acomodamento a ponto de exigir demais de um só. A presença de todo excesso é naquele lugar e naquele tempo notícia de falta: a presença de montanhas altas é anúncio de que em relação à média há vales e fossas profundas. Os heróis e os santos denunciam todos os covardes da época. A presença de mártires mesmo em nossa época mostra sem sombra de dúvida que continuamos coletivamente covardes. Podemos olhar cada geração do mundo como uma topografia moral com altos picos e profundas depressões e seria até interessante alguém realizar esse mapeamento.

Vitória, quarta-feira, 29 de agosto de 2007.

José Augusto Gava.

 

SANTOS DENUNCIAM A PODRIDÃO SOCIAL

Santos na Igreja Católica
A definição comumente aceita de santos, entre os católicos, é que são aqueles indivíduos que viveram uma vida exemplar na terra e a quem a Igreja Católica determinou que estão certamente com Deus.
Lista de santos
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Esta é uma lista de santos ordenada alfabeticamente pelo primeiro nome (se necessário também por apelido, incluindo o local ou atributo).
Há mais de dez mil santos e beatos católicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário