quarta-feira, 8 de agosto de 2018


Jornal Cultural

 

Aqui cultural quer dizer nacional, de todo o povelite.

AS NAÇÕES OU AMBIENTES

1.       O planeta (só estamos chegando a essa nação maior agora - com a globaliz/ação, ato permanente de globalizar, produzir globo -, reconhecendo humanidade geral a todos os seres humanos);

2.       As nações (jornal nacional, mas não no sentido da Globo);

3.      Os estados (jornal estadual, completo, abrangendo o planeta aqui, a nação aqui, o estado, os municípios-cidades por seus distritos-bairros);

4.      Os municípios-cidades (são dois jornais no mesmo, um para os distritos do campo, um para os bairros do distrito da sede, capital do município).

O que quer dizer cultura?

O AMPLO LEQUE DA CULTURA

NAÇÃO DO PASSADO
NAÇÃO DO PRESENTE
NAÇÃO DO FUTURO
HISTÓRIA
GEO-HISTÓRIA
GEOGRAFIA
De onde viemos
Onde estamos
Para onde vamos
O que as elites conseguiram no tempo que tiveram?
As chances de choque nos desentendimentos quanto ao ser e ao ter, à posse.
Haverá bastante sabedoria para abrir o porvir ao povo?

As elites foram eficientes ou não? Por exemplo, as do Brasil não foram, pois há tanto povo do lado de fora do projeto nacional ou cultural; já as da Coréia do Sul foram. Assim, há terceiras eficiências e eficiências de primeiro mundo.

Ora, o jornal deve retratar tudo isso.

Não pode ser só um noticiador, algo que coloca notícias com o único critério delas existirem, “estarem aí” e “necessitarem de expressão”. A tendência é de os jornalistas-editores colocarem tudo que é “interessante” ou “nobre” segundo sua consciência. Não há um PLANO DE CONSECUÇÃO, PARA CONSEGUIR segundo uma tabela de quesitos ou perguntas. Não há um modelo pouco antes do modelo pirâmide.

Podemos ver como somos incompletos neste particular.

Falta cultura ou nacionalidade a todos os ambientes da Terra e não somente aos mundos mais atrasados, pois ninguém apresentou tal programa ou paradigma, nem mesmo as nações centrais.  Não houve, nem há qualquer grupo-tarefa do Conhecimento (magos-artistas, teólogos-religiosos, filósofos-ideólogos, cientistas-técnicos e matemáticos) reunido para avaliar as dimensões todas do ser. O que os jornais de hoje mostram são fragmentos, retalhos da nacionalidade.
Vitória, terça-feira, 15 de maio de 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário