quinta-feira, 2 de agosto de 2018


Geografia Glacial

 

Qual seria a forma do planeta em sua superfície pouco antes do fim da última glaciação? Qual seria o desenho das costas?

Muitas variáveis devem ser levadas em conta.

Saber isso é importantíssimo, fundamental, pois diz respeito à vida de todos os fungos, plantas, animais, primatas e humanos de 115 a 10 mil anos na Glaciação de Wisconsin ou Würm.

AS CONDIÇÕES DE BANDEIRA

·       Do ar;

·       Da água (marinha, fluvial, lacustre, das nuvens, subterrâneas);

·       Da terra/solo (mesmo a que não estava coberta de neve-gelo era fria, permafrost a paralelos muito mais baixos que os da Sibéria);

·       Do fogo/energia (muito menos energia estava disponível e os verões tinham temperatura média uns 10⁰ C mais baixo);

·       No centro da Vida-geral (fungos, plantas, animais, primatas eram em menor número e muito mais contidos que agora);

·       No centro do centro Vida-racional, que em razão da raridade da anterior via-se em apuros e crescia MUITO lentamente.

Milênio após milênio - desses 105 que vão de 115 a 10 mil anos - deveríamos saber mais sobre nossos antepassados, pois foi durante essa glaciação que os Cro-magnons apareceram (de 80 a 70 mil anos) e extinguiram os neandertais (ou mais provavelmente fundiram-se com eles): essa glaciação foi central em nossas vidas.

Vitória, segunda-feira, 30 de abril de 2007.

 

GLACIAÇÃO E DESCIDA DO NÍVEL DOS OCEANOS

Isostasia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Rochas da descontinuidade de Mohorovičić expostas no Gros Morne National Park, Terra Nova.
Rochas da descontinuidade de Mohorovičić expostas no Gros Morne National Park, Terra Nova.

Nível médio das águas do mar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Variação do nível médio do mar (i.e. ondulação do Geóide) em função do campo gravítico da Terra (imagem da GRACE - Gravity Recovery And Climate Experiment – da NASA).
Variação do nível médio do mar (i.e. ondulação do Geóide) em função do campo gravítico da Terra (imagem da GRACE - Gravity Recovery And Climate Experiment – da NASA).
 
 
Glaciação
As glaciações são fenômenos climáticos que ocorrem ao longo da história do planeta Terra. Como o próprio nome sugere é um período de frio intenso quando a temperatura média da Terra baixa, provocando o aumento das geleiras nos polos e um grande acúmulo de gelo nas zonas montanhosas próximo às regiões de neves eternas (que nunca derretem).
Glaciação pode ter sido benéfica aos mamíferos

A grande glaciação ocorrida há 33,5 milhões de anos pode ter tido um impacto mais intenso do que se imaginava sobre o clima das terras emersas, em benefício dos mamíferos, que teriam se tornado melhor preparados para enfrentar baixas temperaturas do que os animais de sangue frio.

As Provas Geológicas
Há 100 milhões de anos, a geografia do planeta era bem diferente da atual. As massas continentais encontravam-se unidas, formando um grande continente, cercado pelo mar. Este grande continente conhecido como Pangeia, desfez-se gradualmente ao longo das eras geológicas, até atingir a conformação atual. Este fato é reconhecido pela ciência.
Evolução: O Oceano diz não!
Stuart E. Nevins, M.S.
    A questão das idades da terra e do oceano é de extrema importância. Se há evidências de um oceano antigo, esse fato poderia ser usado para apoiar a suposição evolucionista de que a vida surgiu de primitivos químicos inorgânicos marinhos, há bilhões de anos atrás. Se, contudo, for possível comprovar que o mundo oceânico é relativamente jovem, o evolucionista perderia sua causa por falta de provas.
O criacionismo e a glaciação continental
 William A. Springstead é Pastor da Primeira Igreja Batista
de Pinedale, Wyoming, U.S.A., tendo pós-graduação em História.
http://www.scb.org.br/imagens/i_artigos/montanha.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário