sexta-feira, 3 de agosto de 2018


A Formação dos Crátons

 

Os crátons (que chamo “dentões”) são esquisitos demais:

1º. Por que haveria diferenciação na formação das crostas que se sobrepõe, tendo eles 60 km de profundidade e as mínimas alturas nos oceanos dois quilômetros?

Resultado de imagem para perfil da crosta
Resultado de imagem para perfil da crosta

2º. Se são assim altos e profundos, como é que o substrato do manto superior líquido os move? O arrasto seria impedido por eles estarem encravados na massa borbulhante, pois as forças de direita seriam anuladas pelas forças de esquerda e os crátons-placas não se moveriam em absoluto.

Resultado de imagem para cráton  e manto superior
A convecção é de calor, não das massas fluídas.
Não são mostradas as porções inferiores dos dentões encravados.

3º. Levando em conta o lado de baixo, ele seria empurrado CONTRA a massa adiante, do manto superior fervente e mesmo assim massa gigantesca. A astenosfera realmente produz em mecânica newtoniana os empuxos de deslocamento? Como já coloquei, acredito que são as quedas das flechas.

Em resumo, isso está muito mal explicado, parecendo que os geólogos contam com a falta de perguntas para suas imposições passarem como verdades tecnocientíficas. Penso que se os T/C de oposição se opusessem e procurassem encontrar outras vertentes explanatórias, logo desmoronaria essa falsa verdade imposta pelo silêncio.

Vitória, sexta-feira, 3 de agosto de 2018.

GAVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário