sábado, 10 de fevereiro de 2018


Capacidade Coreana

 

Vi num documentário que o desenvolvimento da construção de navios na Coréia do Sul dependeu de empréstimos dos financistas ingleses: certo dirigente da CS reuniu elementos de mil anos atrás mostrando que já naquela época a Coréia era competente para construir grandes embarcações, foi a Londres e conseguiu convencer os magnatas. O Brasil - 500 anos depois de Portugal - não conseguiu construir uma fragata que replicasse as naves de Cabral; um modelo de submarino afundou no porto.

A Coréia do Sul se tornou competente em tudo: de televisores de plasma a carros avançados, de navios e eletrodomésticos, tudo mesmo.

Por quê a CS foi capaz disso e a Coréia do Norte não?

A diferença é a cristianização de 2/5 ou 40 % da gente de lá. Como já disse, Cristo abriu as elites aos interesses do povo, deu-lhes motivos crescentes de aplicação aumentando o número de problemas a resolver: maiores problemas, maior número de soluções, soluções mais espertas, maior e melhor futuro.

A Coréia do Norte só conta com o budismo e o confucionismo, ambos banidos. Este cuida do aprimoramento do Estado, mas não o abre ao povo. Aquele pacifica apenas. Já o cristianismo torna os interesses do povo visíveis. Com muito maior número de problemas a resolver a CS deu o salto à frente. As elites não olham somente seus umbigos, olham em volta, porque ambicionam um lucro muito mais vasto – contudo, não só para si.

HISTÓRIAS DE SUCESSO COREANAS (nas 6,5 mil profissões)

HISTÓRIAS DE PESSOAS
HISTÓRIAS DE AMBIENTES
  1. De indivíduos;
  2. De famílias;
  3. De grupos;
  4. De empresas (os chaebol).
  1. De cidades-municípios;
  2. De estados-províncias;
  3. Nacional;
  4. De porções do mundo lá.

DUAS PIRÂMIDES (antes e depois): a cristianização aproximou povo e elites.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


E nisso o Conhecimento (Magia-Arte, Teologia-Religião, Filosofia-Ideologia, Ciência-Técnica e Matemática) pôde prosperar tremendamente.

Vitória, sábado, 10 de junho de 2006.

 

CORÉIA DO SUL (no Almanaque Abril 2004)

DADOS GERAIS
GEOGRAFIA – Área: 99.237 km². Hora local: +12h. Clima: temperado continental. Capital: Seul. Cidades: Seul (aglomeração urbana: 9.888.000, cidade: 9.853.972 em 2000); Pusan (3.655.437), Taegu (2.473.990), Inch'on (2.466.338), Taljon (1.365.961) (2000).

Coreia do Sul

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Coreia (br. Coréia) do Sul é um país asiático que ocupa a metade sul da Península da Coreia. Limita a norte com a Coreia do Norte, a leste com o Mar do Leste(Mar do Japão), a sul com o Estreito da Coreia, através do qual faz fronteira com o Japão, e com o Mar da China Oriental e a oeste com o Mar Amarelo, do outro lado do qual se estende a China.

Nenhum comentário:

Postar um comentário