quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018


Fazenda Urbana

 

Nem todos estão concentrados nas cidades: na China - que tem 1,3 bilhão de habitantes - 80 % ou mais estão no campo, mais de 1,0 bilhão, enquanto nos EUA - com perto de 300 milhões - somente 4 % ou menos estão na agricultura, em torno de 10 milhões.

A quantidade de gente está crescendo muito, com muito mais exigências que antes: qualidade em vez de quantidade, como está anunciado abaixo.

QUALIDADE SUBSTITUI QUANTIDADE (mas isso é mais preocupante ainda, pois os ricos são mais vorazes; soluções mais perfeitas devem ser buscadas e achadas)

Na Internet: “Em contrapartida, a explosão demográfica do planeta não vai acontecer: a população mundial deverá alcançar 9 bilhões em 2050, longe dos 15 bilhões que haviam sido anunciados cinqüenta anos atrás”.

Devido a esse duplo crescimento QUANTITATIVO+QUALITATIVO (QxQ, QQ, é preciso determinar) a tensão urbano-municipal ampliará sobremaneira, havendo menos campo e mais cidade e muito mais gente agoniada por ver a roça, como já analisei.

A FAZENDA URBANA

QUANTITATIVA-FORMAL
QUALITATIVA-CONCEITUAL
Tal como é uma fazenda na roça, pela aparência, com gado e tudo mais a ser visto, o que levaria ao cansaço mental: urbanização da fazenda.
A busca do conhecimento sobre as fazendas (todas e cada uma) enquanto modo de viver e produzir para si e para os outros.
VIVÊNCIA
APRENDIZADO
Emoção de estar perto e de poder tocar o que está cada vez mais distante.
A razão como guia diante da vida, por permitir maior alcance geral quanto a tudo.

O melhor dos dois mundos ENQUANTO PLANEJAMENTO DA REALIZAÇÃO, trazendo ao real, ao que se pode viver (contra pagamento, claro).

Vitória, terça-feira, 01 de agosto de 2006.

 

URBANIZAÇÃO MUNDIAL


CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO

Transição demográfica
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A transição demográfica é, no geral, um processo de diminuição de taxas de mortalidade e natalidade, sendo que a primeira diminui mais rápido que a segunda, causando um período de aumento do crescimento vegetativo e, portanto, de grande acréscimo populacional.
Fonte: dados obtidos do CIA World Factbook 2005.
Gráfica 2. A população mundial cresceu lentamente ao longo da história, mas este crescimento se acelerou nos últimos 200 anos.
Gráfica 2. A população mundial cresceu lentamente ao longo da história, mas este crescimento se acelerou nos últimos 200 anos.
O aumento da população mundial

24/08/2005
O relatório do Bureau de Pesquisa Populacional com sede em Washington revela que o aumento da população mundial deve-se em parte as altas taxas de fertilidade nos países mais pobres.
Humanidade vive processo de envelhecimento
25 Jul
Especialistas apontam que população é menos fecunda e vive mais
Pierre Le Hir escreve para o “Le Monde”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário