segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018


Atlas Modelo

 

O Atlas do Modelo, por assim dizer, será mais que interativo, será interativo-psicológico.

INSPIRAR/AÇÃO (ato permanente de inspirar ação, inspirar e expirar, haurir) PSICO-LÓGICA:

·       INSPIRAÇÃO DAS FIGURAS ou das psicanálises;

·       INSPIRAÇÃO DOS OBJETIVOS ou das psico-sínteses;

·       INSPIRAÇÃO DAS PRODUÇÕES ou das economias;

·       INSPIRAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES ou das sociologias;

·       INSPIRAÇÃO DOS ESPAÇOTEMPOS ou das geo-histórias.

INSPIRAR (no dicionário Aurélio Século XXI)

[Do lat. inspirare.] V. t. d. 1. Introduzir (ar) nos pulmões; aflar. 2. Fazer com que (idéia, concepção, etc.) se apresente; sugerir. 3. Fazer sentir; incutir; infundir. V. t. d. e i. 4. Inspirar (2). 5. Inspirar (3). V. int. 6. Introduzir o ar nos pulmões. V. p. 7. Receber inspiração. 8. Entusiasmar-se, influenciar-se.

Como disse Dilthey (veja artigo deste Livro 174) de outro modo, o psicológico é uno e indivisível, é um boxe próprio, monolítico.

Assim, o Novo Atlas não pode ser apenas algo não-interativo, deve ser coisa de canal largo de TV, de Internet banda-larga, operando sobre um grupo-tarefa a postos e vasto banco de dados correlativos, banco de informações, banco de info-controle. É para falar de todas as experiências pessoais (de indivíduos, de famílias, de grupos, de empresas) e de todas as experiências ambientais (de cidades-municípios, de estados, de nações e de mundos), de todas as motivações pessoambientais, de todas as ligações, de todos os envolvimentos, de todos os interesses.

Não será mais um Atlas parado, estacionado no espaço e no tempo, mas mecânico, estático-dinâmico, total. Uma bola-de-cristal onde veremos as coisas e conversaremos com elas à distância, perseguindo nossos interesses reais e não os dos construtores.

Vitória, sábado, 29 de julho de 2006.

 

O ATLAS FUTURO, BOLA DE FOGO PULSANDO NAS COSTAS DA INTERNET


OS ATLAS AVANÇADOS, MAS PARADINHOS DE HOJE

Nenhum comentário:

Postar um comentário