segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018


A Guerra Dentro de Nós

 

Diz Bill Bryson em seu livro citado, Breve História de Quase Tudo, São Paulo, Cia. das Letras, 2005, página 384:

“Se você pudesse visitar uma célula, não iria gostar nem um pouco. Ampliada para uma escala em que os átomos tivessem mais ou menos o tamanho de ervilhas, uma célula seria uma esfera com cerca de 800 metros de diâmetro e sustentada por uma estrutura complexa de vigas denominada citoesqueleto. Dentro dela, milhões e milhões de objetos – alguns do tamanho de bolas de basquete, outros do tamanho de carros – passariam zunindo feito balas. Não haveria nenhum lugar onde você pudesse permanecer sem ser atingido e despedaçado, milhares de vezes a cada segundo, de todas as direções. Mesmo para os ocupantes permanentes, o interior de uma célula é um lugar perigoso. Cada filamento de DNA é atacado ou danificado em média uma vez a cada 8,4 segundos – 10 mil vezes ao dia – por substâncias químicas e outros agentes que o golpeiam ou descuidadamente o retalham, e cada uma dessas feridas precisa ser logo reparada para a célula não perecer”.

Como, segundo estimativas, existem 10 trilhões de células em nossos corpos o conjunto corpomental dos filamentos de ADRN é atacado ou danificado 100 quatrilhões de vezes A CADA DIA. Isso é que é trabalho operário (e sem sindicato).

Parece com a paz?

Mas é, relativamente.

A PAZ E A GUERRA CONSTITUEM UM PAR POLAR OPOSTO-COMPLEMENTAR E ESTÃO NAS EXTREMIDADES DA CURVA DO SINO

EROS-PAZ
GUERRA-TANATOS

O que acontece, verdadeiramente, é que só há chance de paz total em 2,5 % ou 1/40 do tempo; e do mesmo modo guerra total – o mais das vezes está oscilando entre uma coisa e outra para a massa das figuras ou cenários. O povo-da-guerra (Tanatos) só consegue convencer a todos uma parte pequena do tempo e do mesmo modo o povo-da-paz (Eros). Em todos os níveis há guerra-e-paz, em todos os lugares e tempos Tanatos-Eros, como pares polares. Não há escapatória, temos de conviver com isso. Durante Eros acumulam-se os abusos em nome da boa-fé e durante Tanatos eles são cancelados.Tanatos é o retrato (mal) falado dos abusos de Eros.

Vitória, terça-feira, 01 de agosto de 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário