quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018


A Posse das Coisas

 

UM dos pólos da essênciexistência humana é o querer e o obter coisas, objetos, máquinas, aparelhos, instrumentos, programas, todos os gêneros de coisas das quais existem agora inumeráveis exemplares. Disso temos vivido todos e cada um ao longo desses milênios do desejar mais ou menos agudo, com algumas vontades tão intensas a ponto de doer, como se vê nas notícias.

O que é “possuir” essas coisas?

Quando “tenho um livro” o que tenho realmente? O livro não foi incorporado ao corpo, não é parte indestrutível dele. Aliás, já vimos que tudo que está em volta do SI não é o “eu” mesmo, é incorporação que será largada na morte. Para começar veja neste Livro 166 o artigo Penso, Logo Insisto.

Há um núcleo irredutível (e não-ampliável) que é o EU, o EGO, e em volta dele tudo que é acrescentado desde o nascimento e retirado depois na morte. É a mente do EU que tem necessariamente idéias de posse, de apossamento, de tomada das coisas, porque se o EU não cresce, tudo mais em volta dele cresce.

Então, TEMOS IDÉIAS DE POSSE.

Acumulamos idéias de posse.

Tenho idéia de ter um livro, de ter livre acesso ao livro, e só eu, não os outros, a menos que eu deixe. Assim também as pessoas têm idéias de ter livre acesso a terras, a navios, a águas interiores, a ilhas, a mansões, a jóias, a piscinas, a prédios, a carros de luxo e a tudo que se pode pensar. Na realidade aquelas coisas estão fora de nós, o que há é um acordo coletivo para nos autorizar a pensar em posse. Todos nós FAZEMOS DE CONTA de que temos realmente posse das coisas. É um acordo geral em nome da tranqüilidade aparente, do sossego das almas desejosas.

Pois as coisas não estão em nós, não foram incorporadas. Se os seres começassem a pensar veriam dolorosamente as coisas sempre fora e que o sujeito mais rico do mundo, Bill Gates, com incompreensíveis US$ 50 bilhões, nada possui mesmo em volta de seu eu, exceto a idéia de possuir, que é dele e de todos. Pois então, há uma ligação possível entre o núcleo incompressível e indilatável do EGO ou EU e o exterior ou mundo.

De fato, a Rede Cognata diz que pensar = POSSE = POSSUIR. Existe, por conseguinte, um canal POSSIBILITADOR usado mais ou menos por cada ser humano para “se apoderar” no mundo, para ESTABELECER FLUXO DE IDÉIAS entre o EU ou EGO irredutível e o mundo. Esse EU ou EGO é o que os religiosos chamam de “alma” e entre ele e o mundo há um CANAL DE APOSSAMENTO usando persistentemente idéias de ter: as pessoas vão se tornando cada vez mais gordas de ter, imensas algumas. O Bill Gates tem 50 bilhões de dólares-idéias de ter. É o cara mais pesado do mundo atual.

 Vitória, quarta-feira, 17 de maio de 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário