A Música
Transcendental de PI
UMA
TABELA DE POTÊNCIAS
(e uma pergunta fundamental: como é que se deixa uma mensagem universal que
será lida particularmente?)
|
POTÊNCIAS
|
21
|
22
|
23
|
24
|
25
|
26
|
27
|
28
|
29
|
|
BASES
|
2
|
4
|
8
|
16
|
32
|
64
|
128
|
256
|
512
|
No Ocidente não há mais que 512
símbolos a representar; de fato, há menos, e 256 possibilidades bastam;
portanto, base 8 (e não base 10) para a decifração. Acontece que Pi é
universal, foi feito para todos, então todos devem se render a ele e não o
contrário. A posição das letras no alfabeto é dada pela escolha inicial,
repetida depois; a colocação dos números e dos sinais depois das letras foi
aleatória, ainda que os números guardem relação universal fixa interna. A dos
sinais é inteiramente acidental.
Como podemos esperar que nossas
escolas acidentais resultem em alguma leitura? Devemos pensar que o não-finito
já cria o que denominei “apelos escatológicos” ou “chamadas escatológicas” do
fim para o começo, da coisa pronta para a coisa por ser feita, e que nossas
escolhas acidentais levem no grande número de dígitos à expressividade. Também
no caso da música deveríamos esperar colher frutos, pois qual é a chance de
termos escolhido a simbolização correta que abre o transcendental?
Vitória, domingo, 25 de junho de 2006.
1. PI-GRAMA
MUSICAL (remete a
um dos primeiros textos das Posteridades: Um
Pi-Grama Musical, Para Tocar o Sol) no qual a idéia era de transformar as
cores do Sol em sons; e Pi (= 3,141592...) em sons e letras.
http://www.avoision.com/experiments/pi10k/pi10k.htmlpromete construir uma música utilizando os números do PI ( 3,141592…) até 10.000 casas após a vírgula. Como entendo quase nada de música, não tenho como dizer se o resultado tem alguma fidelidade com a matemática. |
2. PI
- Absoluto e a Conversão nas Línguas: se PI é realmente o programáquina mais compacto do
universo e tem em si tanto fita de objetos (ADN, fita binária) quanto fita de
processos (ARN, fita par), então é certo que ele é absoluto (= CENTRAL na Rede
Cognata), foi escrito de um jeito e deve ser de-cifrado de vários modos pelos
racionais na outra ponta, seja em base 10 como a nossa, seja em base 8, 12, 60
ou o que for;
3. O
Código ASCII Estendido:
|
Um dos tesouros
escondidos em Windows é o Mapa de Caracteres, na entrada “Ferramentas de
sistema”, opção “Acessórios” da entrada “Programas” do menu Iniciar. Alguns
usuários o abrem quando precisam de um caractere especial. E raramente passam
disso.
|
Apêndice 1 - TABELA ASCII
A Tabela ASCII (American Standard
Code for Information Interchange) é usada pela maior parte da industria de
computadores para a troca de informações. Cada caracter é representado por um
código de 8 bits (um byte). Abaixo mostramos a tabela ASCII de 7 bits. Existe
uma tabela extendida para 8 bits que inclue os caracteres acentuados.
|
|
Visual Basic,
C, Assembler, Pascal, Fortran....
ASCII
Estendido: Utiliza 8 bits para cada código, propiciando
128 códigos numerados de 128 a 255 (80H até FFH). Ficam associados a
conjuntos de caracteres que podem variar conforme o fabricante do computador
e a software house.
|
4. Lendo
a Mensagem de Pi: como podemos ter certeza de que a
disposição aleatória do código ASCII-estendido coincidirá com a disposição
lingüística? Esta vem tanto da pré-disposição cultural geo-histórica (só na
Terra há – remanescentes – oito mil línguas e dialetos) quanto da formação
biológica-p.2 (há, dizem, 30 milhões de espécies e todas elas emitem sons,
embora não falem) e ainda da base físico-química; vem, por exemplo, de que o
aparelho fonador humano constituiu-se de um modo e não de outro;
|
Aparelho Fonador
O ser humano não possui nenhum
aparelho destinado exclusivamente à produção do som. Segundo PERELÒ (1975), a
laringe aparece na escala animal quando é necessário proteger o aparelho
respiratório contra a entrada de sólidos ou líquidos que pudessem causar
asfixia.
|
Aparelho fonador
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Os orgãos do aparelho fonador são os
seguintes:
·
Pulmões
·
Traqueia
·
Laringe (cordas
vocais e glote)
·
Lábios
·
Dentes
·
Alvéolos
·
Palato duro
·
Palato mole (véu paletino e úvula)
·
Parede rinofaríngea
·
Ápice da língua
·
Raiz da língua
|
|
|
5. Dando
Pi-Nota:
|
A VARIAÇÃO
NA SIMBOLOGIA DAS CLAVES MUSICAIS AO LONGO DO TEMPO
E O MODELO
HOLOGRÁFICO
Luiz Netto
Os
símbolos empregados na pauta musical para abarcar toda a tessitura dos
instrumentos musicais têm variado ao longo do tempo sendo atualmente
empregado os símbolos
|
6.
Colorindo Pi:
|
OUVINDO AS
CORES, VISUALIZANDO OS SONS
Luiz Netto
Lendo o título acima alguém pode
perguntar: não estaria este titulo equivocado? Bem, acho que não como logo
verão neste artigo...
![]() |




Nenhum comentário:
Postar um comentário