domingo, 2 de setembro de 2018


Linha de Montagem ou Seriação dos Supermoldados

 

A forma artesanal de fazer casas de até agoraqui é primitiva, leva tempo demais, custa caro, produz objetos feios e inadequados. Precisamos aplicar os princípios do “fordismo” aprimorado que não sacrifique os trabalhadores dos tempos pós-capitalistas, socialistas.

Aquilo que eles (dos século 19/20) fizeram pelo capitalismo, entupindo o mundo de veículos, podemos (no século 21/22) fazer pelo bem-estar das PESSOAS (indivíduos, famílias, grupos e empresas) e dos AMBIENTES (cidades-municípios, estados, nações e planeta): organizar o tremendo número de 300 mil cidades-municípios com dois ou três milhões de bairros-distritos nos novos anéis-colmeias e casas separadas, total reconstrução do planeta até 2200, com simplificação de tudo e redução do número de indivíduos de 12 bilhões aonde ainda chegará em 2050 a dois bilhões 120 anos depois.

Em vez de saírem veículos sairão casas pré-moldadas e todo gênero de construção até vários andares com as guias em U dos trilhos, com encaixes, com paredes prontas (inclusive azulejos pré-montados com torneiras, com encanamentos e conduítes, com pias, com tomadas, com tudo mesmo).

LINHA DE MOLDAGEM (engenheiros, administradores, trabalhadores superespecializados em montar dezenas e até centenas de tipos de residências diferentes): em vez de carros, casas aos milhões, cada vez mais aprimoradas e baratas, de grande qualidade, finas, belas.

http://www.pinheiro.pt/mpi-img/montagem.jpg
http://www.citynoise.org/upload/7844.jpg
http://www.sescsp.org.br/sesc/controle/dynimages/PB372montadoras.jpg

Já que fomos capazes com carros para transporte de pessoas e cargas seremos também para abrigar as pessoas em condições de boas a excelentes. Casas, fábricas, escolas, escritórios, consultórios, prédios, tudo mesmo. Pensar nas pessoas com amor, pois o amor é a melhor linha de montagem, a mais enxuta.

Vitória, quarta-feira, 08 de agosto de 2007.

 

HENRY FODA

Fordismo
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Idealizado pelo empresário estadunidense Henry Ford (1863-1947), fundador da Ford Motor Company, o Fordismo é um modelo de Produção em massa que revolucionou a indústria automobilística na primeira metade do século XX. Ford utilizou à risca os princípios de padronização e simplificação de Frederick Taylor e desenvolveu outras técnicas avancadas para a época. Suas fábricas eram totalmente verticalizadas. Ele possuia desde a fábrica de vidros, a plantação de seringueiras, até a siderúrgica.

PRODUCAO EM MASSA (FORDISMO) X PRODUCAO ENXUTA (SISTEMA TOYOTA DE PRODUCAO)

Muito tem sido publicado em relação ao desenvolvimento de diferentes países no tempo, bem como na tentativa de compreender os elementos que contribuem ou dificultam esse desenvolvimento. Diferentes autores propõem diferentes versões explicativas para esse mesmo fenômeno. Por exemplo, Adam Smith, Keynes e Schumpeter, apresentam, cada um, um caminho diferente para explicar e manipular o desenvolvimento econômico das nações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário