sexta-feira, 7 de setembro de 2018


Altamarã

 

Catamarã-alto.

CATAMARÃS

Catamarã, nome utilizado para designar uma embarcação com dois cascos iguais, unidos paralelamente por vigas ou por uma plataforma. Esse tipo de embarcação adquiriu grande desenvolvimento nas ilhas Havaí, Marquesas e Tuamotu e no Tahiti.
Nos últimos anos, os catamarãs de vela voltaram à moda. Suas vantagens são a grande estabilidade unida à velocidade e pouca resistência à água, ainda que necessitem de um grande raio de giro. Nos últimos tempos também tem-se desenvolvido uma embarcação de triplo casco, denominada trimarã. Enciclopédia Microsoft® Encarta®. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.
http://www.pdic.com.br/pdic2005/letreiro/images/proab0706.jpg
http://www.millenniumbcp.pt/multimedia/archive/00394/catamara_art_394515a.jpg

Do jeito como é construído hoje é apenas um barco com o casco fendido, enquanto estou pensando em paredes laterais, com o casco central BEM ALTO, projetado para cima e paralelo à direção de movimento ou perpendicular a ela. De fato, é um avião d’água, pois quando comece a entrar ar por baixo a altas velocidades ele irá se levantando progressivamente até ficar quase todo acima da lâmina de água. Serão paredes laterais que ainda ficarão como guias dentro do líquido enquanto o centro se levanta para os passageiros verem tudo do mais alto possível (daí o nome), seja para os lados (no caso linear) seja para trás ou para frente (no caso perpendicular).

Enquanto não comece a correr o que sustentará será o centro apoiado, mas quando acelere para velocidades altas as paredes até então mergulhadas conduzirão o ar por baixo, prendendo-o ali para o empuxo vertical.

Vitória, sábado, 25 de agosto de 2007.

José Augusto Gava.

Nenhum comentário:

Postar um comentário