domingo, 11 de fevereiro de 2018


O Aluno e a Lição

 

A Rede Cognata nos fornece as várias traduções.

·       Aluno = ADÃO = CORPO = CAOS = CASA = COMEÇO = A/LUZ (o que não possui luz) = A/DOMÍNIO (o que não tem domínio) = A/DOENÇA (o que não tem doenças) = GUIADOS = A/TEMPO (o que não tem tempo, tempo próprio, está sempre ocupado) e segue;

·       Lição = DEUS = TOPO = BASE = DOMÍNIO = TEMPO = TRANSE = TRAÇO = LINHA = VÍRUS = DOENÇA = DENSO = TENSO = LETRAS = DIDATAS e segue.

Enfim, aluno e mestre.

Veja, não é propriamente mestre, mas é como se fosse; não é cognato, porém o sentido é esse: alguém que não tem luzes ou letras e é iluminado por outrem que lhe dá lições, pessoa que viu antes. Deve ter existindo um primeiro auto-ditada, um que inventou e começou por ser guia dos demais.

E também remete à Bíblia, em que Deus vem ensinando a Adão nos mais recentes 5,75 mil anos (é quando dá o recuo das idades e aponta o calendário judaico), na mais longa lição de nossa geo-história, pelo menos segundo os mitos.

Vitória, segunda-feira, 12 de junho de 2006.

 

NO DICIONÁRIO AURÉLIO SÉCULO XXI

ALUNO
[Do lat. alumnu, primitivamente, 'criança que se dava para criar'.] S. m. 1. Pessoa que recebe instrução e/ou educação de algum mestre, ou mestres, em estabelecimento de ensino ou particularmente; estudante, educando, discípulo. 2. Aquele que tem escassos conhecimentos em certa matéria, ciência ou arte; aprendiz. 3. Ant. Indivíduo natural de certa terra, país ou lugar; natural, filho.
MESTRE
[Do esp. maestre ou do fr. ant. maiestre, pelo arc. meestre.]
S. m. 1. Homem que ensina; professor. 2. Aquele que é perito ou versado numa ciência ou arte. 3. Homem superior e de muito saber. 4. Aquele que se avantaja em qualquer coisa. 5. Aquilo que serve de ensino ou lição. 6. Artífice em relação aos seus oficiais. 7. Chefe de fábrica. 8. Superior de ordem militar. 9. Título dado a artista, cientista ou escritor eminente, em sinal de respeito. 10. Chefe de operários; mestre-de-obras. 11. Diretor espiritual; mentor, confessor. 12. O que tem o terceiro grau na maçonaria. 13. Aquele que tem o mestrado (5). 14. Ant.  Capitão (4). 15. Capitão (4) de embarcação empregada na navegação de pequena cabotagem. 16. Mar. Merc. O contramestre mais antigo de embarcação mercante, encarregado da tripulação do convés, a quem compete dirigir os trabalhos de limpeza, conservação e pintura da embarcação, e as fainas de marinharia que nela se executam, e que é também responsável pela disciplina desse pessoal. 17. Aquele que dirige um organismo musical. 18. Mús. Título dado aos compositores mais famosos de música religiosa bizantina, que apareceram após o cisma do séc. XII. 19. Bras.  N.E. Título dado a todo bom tocador, principalmente de sanfona. 20. Bras. RS O mourão mais grosso que se põe no ângulo do aramado. 21. Bras. Cap. Título concedido a capoeiristas mais experientes, com notório saber e longa vivência na capoeira. 22. Bras. PI Rel. Entidade da encanteria (q. v.), correspondente ao pai-de-santo do candomblé. Adj. 23. Que é superior a. 24. Grande, extraordinário. 25. Que é o mais importante; que serve de base ou de guia; principal, fundamental. [Fem.: mestra.]
~ V. abóbada --a, caverna --a, chave --a, espigão --, estrada --a, linha --a, parede --a, raiz --a, tabela --a, velas --as e viga --a. Mestre de meninos. 1. V. mestre-escola. Mestre de primeiras letras. 1. V. mestre-escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário