sábado, 10 de fevereiro de 2018


Agradecendo aos Gregos

 

Conheci na piscina do prédio uma descendente de gregos, tem 19 anos, e lembrei de tudo que devemos agradecer àquele povo valente.

COMPLETE VOCÊ QUE SABE MAIS QUE EU A LISTA

FILOSOFIA.
O gostar de saber não é apenas pensar, é o pensamento sistemático, que aprofunda, que vai até as raízes. Todos os povos pensam, mas os gregos foram os primeiros que insistiram em saber as causas dos fenômenos.
LIBERDADE.
Todos querem ser livres e lutam por isso, porém os gregos nos deram o caminho que veio dar na democracia, a liberdade popular, e a constituição, a fixação letrada dela, o compromisso das elites à obediência, sob pena de guerra. Se não fossem eles, seríamos prisioneiros dos orientais (persas, hindus, chineses, japoneses, egípcios um pouco menos – toda a pompa do Oriente, e a subserviência nojenta).
CRISTANDADE.
Unindo-se aos semitas, que contribuíram com a emoção, os gregos embasaram a razão teológica que impediria a filosofia de sobrepor-se à religião.
RESISTÊNCIA ORTODOXA AOS TURCOS.
Mantiveram-se firmes na cristandade oriental, sem arredar, mesmo quando politicamente dominados; além do mais expandiram a ortodoxia para a Rússia (que tem mais de 17 milhões de quilômetros quadrados de território).
CONSTANTINOPLA.
Mantiveram-na de pé por mil anos, até que a cristandade ocidental pudesse fazer frente aos muçulmanos orientados para a guerra e a conquista.
DOARAM-NOS A ARTE TAL COMO A CONHECEMOS.
Com toda beleza que tenha a arte oriental, a nossa é outra.
FORAM GRANDES ARTESÃOS.
Há uma lista considerável de objetos, a começar daqueles de Arquimedes, sem falar do mecanismo de anticítera.
Resultado de imagem para anticítera
GRANDES MATEMÁTICOS.
Os maiores que sistematizaram na Antiguidade.

Como pode um povo numericamente tão pequeno realizar tanto?

É realmente um fenômeno.

É certo que, como os americanos pegaram dos europeus, os gregos pegaram dos egípcios, mas conquistaram-nos séculos depois e construíram a maior biblioteca-museu do mundo até a modernidade, quer dizer, universidade-laboratório em Alexandria com o equivalente a 600 mil livros.

Isso é pouco?

Aplaudo de pé.

Vitória, sábado, 10 de fevereiro de 2018.

GAVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário