terça-feira, 13 de fevereiro de 2018


Voltando a Partir de -273 Milhões de Anos

 

Vimos conduzindo de -273 milhões de anos a esta parte o que chamei de Era das Formações, que comporta a Era dos Dinossauros, começada exatamente naquele milhão de anos e terminada com a queda supergigante em -65 milhões de anos, 208 milhões de anos equivalendo a um contorno galáctico de 8 x 26 milhões, período dos supergigantes. Para frente raciocinei bastante (corretamente ou não os pesquisadores vão dizer com as pesquisas de campo), falta é para trás, o que outros deverão fazer de 26-em-26 milhões de anos e nessa janela 2,5 mil quedas de todo tamanho, como já pensamos.

A Terra já não parece um planeta calminho caminhando em torno do Sol, este pela Galáxia; nem muito menos os outros, pois os gigantes gasosos, embora sofrendo menos estragos ainda tinham suas atmosferas remexidas terrivelmente, gerando enormes tempestades mecânicas, químicas e eletromagnéticas.

De fato, parece cenário de tiroteio do Velho Oeste ou de guerra, com as bombas cruzando a todo instante (falando geologicamente) o sistema solar. Os bólidos passavam raspando, colidiam, batiam e expulsavam material dos terrestroides (como Fobos e Deimos) e da Lua, centenas de milhares de quedas de flechas, ainda é preciso contar, com certeza mais de um milhão de crateras que provocaram estragos difíceis de aquilatar – será toda uma nova ciência assustadora. É só porque temos essa vida curtinha (inclusive civilizatória) que estamos aqui para pensar.

É o maior dos disparates os geólogos e os paleontólogos não terem atinado com a coisa, é algo de arrancar os cabelos.

O cenário que eles mostram, de um sistema solar pacífico e até super-pacífico é de rir, de gargalhar mesmo. E quanto mais voltarmos no tempo, mais riremos até a apoplexia ao pensar em todos os recursos pessoais postos a disposição, nas máquinas, nos laboratórios, nos financiamentos, nos superprogramáquinas, o sossego para pensar, a prodigiosa produçãorganização das universidades, no financiamento pelos bancos, em todas as profissões serviçais, em todos os estudantes a ocupar com os detalhes – é realmente de dar engulhos, ânsia de vômito.

Vitória, terça-feira, 13 de fevereiro de 2018.

GAVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário