quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018


Centro Educacional Max Planck

 

Passei por ai e soube desse CEMP. Existem vários centros educacionais com nomes de vários cientistas ou matemáticos célebres, sei lá. Não existe na Internet Google nenhum Centro Educacional Max Planck, mas há vários institutos estrangeiros com esse nome. Os nomes mais prestigiosos do Conhecimento (Magia-Arte, Teologia-Ciência, Filosofia-Ideologia, Ciência-Técnica e Matemática) tendem a ser utilizados. É uma homenagem à obra dessa estimada pessoa.

A CURVA DO SINO DA UTILIZAÇÃO (Max Planck usa o CE e o Centro Educacional usa MP)

Max Planck enquanto PESSOA (indivíduo, família, grupo e empresa).
AMBIENTES (cidades-municípios, estados, nações e mundos).

Contudo, não deve haver (com quase toda certeza não há) nos centros educacionais para Max Planck e outros estimadíssimos pesquisadores do Conhecimento (nem quanto aos educadores, como professores e professoras que dão nome a unidades escolares) uma sala especialmente destinada a ter pintura ou fotografia e programáquinas explorando as contribuições dessa pessoa à coletividade, por exemplo, Sala Max Planck lá no CEMP. Não há. Nem vendem bibliografia nem biografias, não há copos com imagens, não há “santinhos” (pequenas fotografias de si que os políticos distribuem). Não há página na Internet explorando o desenvolvimento dessa pessoa e a contribuição dela para o Conhecimento. Não há. Em geral é apenas exploração do nome pelo prestígio embutido nele, por sua capacidade de instilar confiança nos alunos e nos pais e mães pagantes. Questão do lucro e uso de imagem, não há respeito. Não sei quanto o CEMP respeita Max Planck, nem outras escolas aos nomes que escolheram, mas como a gente conhece a humanidade não é de esperar nada de bom, exceto dos poucos de sempre.

Vitória, domingo, 28 de maio de 2006.

 

INSTITUTO MAX PLANCK

 02 de setembro 2004
Proteção à Propriedade Intelectual
XXIV Seminário Nacional da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual
Patente é apenas a base para lutar na Justiça pela propriedade
intelectual do invento, diz diretor de instituto Max Planck

MAX PLANCK

Max Karl Ernst Ludwig Planck
(1858 - 1947)
Por volta de 1942 Max Planck era um homem atormentado. Fazia 40 anos que suas descobertas científicas haviam aberto à física novos horizontes, permitindo um progresso vertiginoso na compreensão dos fenômenos subatômicos: agora, cientistas alemães, utilizando suas descobertas, propunham-se a construir o mais temível engenho bélico de todos os tempos: a bomba atômica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário