quarta-feira, 27 de julho de 2016


Tarefas dos Aposentados

 

Nosso amigo Pedro conta que quando foi fazer doutorado em Barcelona, presenciou por lá a cena de vários aposentados sentados olhando obra em curso de confecção pela prefeitura. Indagados sobre o que faziam, eles responderam que já tendo cumprido o trabalho regulamentar, vigiavam o que era feito em nome e em favor da comunidade em troca dos tributos pagos.

Veja só que grande gesto!

Com tudo que o coletivo de quatro nações chamado Espanha-país possa ter de reprovável, há essas coisas admiráveis que vem de longo curso, dois mil anos desde o zero divisório entre passado e futuro que Cristo colocou, e para trás milhares de anos de lutas que não arrefecem, não diminuem para que a coletividade possa usufruir bem de seus bens, sem deixar os governos potencialmente canalhas desviarem os preciosos recursos.

BARCELONA E ESPANHA

http://d2yfnz5to9nvdi.cloudfront.net/wp-content/uploads/passagens-aereas-promocao-melhores-destinos-barcelona.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjvM68iNnzA3XDpOMcDx00jLTUXthOdhqp4axMJF-L7ugb4bN4mKM5Q6WO_uTC0haQ8TJC4YKrZ_P43pqIl7L0Krk4iglicMtU8TyWX0o9KUXLZBplUAWppFH209wlIQtZbLzvfIvOjqOaC/s1600/barcelona-seguro-viagem-internacional.jpg
http://clickeaprenda.uol.com.br/sg/uploads/materiais/imagens/imagem12870_preview.jpg
http://www.voldiscount.eu/pt/img/mapas/mapa-espanha.gif

Por sinal, espero que a Espanha permaneça unida, é uma comunidade notável, muito destemida.

Os brasileiros devem mirar esses exemplos.

Alguém deveria fazer um livro com esses casos mundiais, inclusive o notável (dentre os de todos os estados) do Brasil-Paraíba.

NÉGO

Terra
O que significa a palavra "Nego" na bandeira da Paraíba?
 
Não é todo brasileiro que conhece as 27 bandeiras que representam todos os Estados brasileiros e o Distrito Federal. Para aqueles que um dia tiveram a curiosidade de pesquisar e descobrir quais são elas, a surpresa é reservada para uma bandeira rubro-negra.
A palavra "Nego", em letras garrafais, está grafada em branco na parte vermelha
A palavra "Nego", em letras garrafais, está grafada em branco na parte vermelha
Foto: Reprodução
A Paraíba está localizada no Nordeste do País, entre os Estados do Rio Grande do Norte e de Pernambuco. Sua bandeira é vermelha e preta, com o vermelho representando a cor da Aliança Liberal - união de opositores à candidatura de Júlio Prestes à presidência da República criada em 1929 - e o preto, luto em homenagem ao ex-governador do Estado, João Pessoa, morto em 1930 e que hoje dá nome à capital. Porém, não é só isso que se vê na bandeira paraibana.
A palavra "Nego", em letras garrafais, está grafada em branco na parte vermelha. Aí surge a dúvida de quem conhece a bandeira. Qual o significado da palavra na bandeira? A palavra "Nego" nesse símbolo paraibano é uma derivação do verbo negar, mais precisamente a conjugação no presente do indicativo da primeira pessoa do singular. À época de sua criação, 1930, e de sua oficialização, 1965, a letra "e" do verbo possuía acento agudo, portanto facilitava seu entendimento.
Mas por que tal palavra surge na bandeira? É, também, homenagem a João Pessoa, que não aceitou o sucessor indicado pelo presidente do Brasil à época, Washington Luís. Era a época da política do Café com Leite, que revezava o presidente entre os Estados de Minas Gerais e São Paulo.
Washington Luís optou por repetir um representante paulista, o que causou a revolta de outros Estados. João Pessoa não teria usado exatamente essa palavra, porém ela ficou como um símbolo da "revolta" paraibana.
Redação Terra

Não é a aceitação, não é a passividade que nos dá as liberdades, é a negação, a ação permanente de negar, de recursar as facilidades, de receber feito de qualquer jeito: é preciso exigir segurança, educação de alto nível, contas corretíssimas (você não permitiria na rua que alguém lhe tirasse 10 reais, no entanto deixamos roubarem bilhões nos governos), dignidade dos dignitários provisórios, justeza e honestidade dos juízes, correção em todos os níveis e assim por diante.

Négo, Négo, Négo.

Vigilância, olho vivo.

Vitória, sábado, 09 de julho de 2016.

GAVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário