sábado, 30 de julho de 2016


Literalizações

 

As pessoas chamam de “letramento” o ensinaprendizado do alfabeto (alfa, beta, gama).

ALFABETIZANDO

http://www.bancodevideos.turismo.gov.br/guia/conteudo/imagens/alfabeto6.jpg
São 26 letras, a segunda linha tem seis: 5 + 6 + 5 + 5 + 5.
As telas de cada letra podem ser escritas em vários tipos, tamanhos ou caixas, cores, formatos, etc. – as pessoas gostam de variedade.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjjMzoVvFWqn3Awk5Y-al2O7AtkjAYZ3GFMLW1971vB26aE-Py3TwpfbUV1laMeCbyy8Lt_AGVFPSdWJB8keS3gx1k77qIWrb5WtGWWXaDeV0XKYOuAqyj4it1u24ilXGKykNoiQ62cj1I/w1200-h630-p-nu/varios+tipos+de+letra.gif

Este é apenas o primeiro nível.

OS NÍVEIS

#
SIGNIFICADO TEÓRICO
PRÁTICA COMUNITÁRIA
1
Letramento, desenho das telas individuais das letras: as pessoas quase não percebem, mas estão ao escrever desenhando rapidamente as telas. Compreensão do parentesco literário-fonético, quer dizer, que as letras quando juntadas representam sons.
http://img.elo7.com.br/product/original/116AF12/stencil-2-letras-vazadas-pintura-letra.jpg
2
Apalavramento:  conjuntos de fonemas representam objetos, ações, qualidades, vontades, realizações e representam o exterior.
http://assets.papodehomem.com.br/2015/09/07/15/20/45/57da30c0-f966-46d5-84e4-2b1ff4277672/file
3
Fraseamento (a palavra não existe, crio-a): as frases representam ideias (coligação de verbo-fazer, substantivo-coisa-imóvel, qualificativo-adjetivo, etc.), simulando os procedimentos e controlando as pessoambientes.
https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/236x/31/61/35/316135021965703f57aedec03d7e4673.jpg
4
Periodização: períodos de frases podem representar o confronto entre o ser que é, é-em-si, o self, o eu-mesmo, e o exterior, o enfrentamento do movimento supressivo externo que tenta subjugar o eu, e o esforço correlato do eu para colocar trela nos ambientes, coloca-los a seu serviço auto gratificante. Construção de cenários isolados.
http://www.tabelaperiodicacompleta.com/wp-content/uploads/2011/08/periodos-tabela-periodica.gif
Como em tudo, há competências e superiores, os que sabem extrair mais em menos tempo (que é qualidade da extração).
5
Literalização: conjunto de períodos-cenas no sentido de ser estória completa, ideia de mundo (com buracos maiores ou menores em relação à DENSA realidade).
http://aspolpe.com.br/site/wp-content/uploads/2012/03/livraria.jpg
Mundos empilhados.

De modo nenhum as pessoas aprofundam assim, a GRANDE maioria fica nos níveis 1 e 2. Claramente existem pessoas mais ou menos dedicadas a tirar tudo da Língua geral, digamos o português, a quase totalidade desprezando o apuro que poderia dar muito mais (há gente que chega ao desplante de ensinar macetes linguísticos, as gambiarras do pensamento).

Para resumir, também aqui a humanidade deixa muito a desejar.

No Brasil, em especial, a coisa mais importante, a Língua é deixada à montagem pelo sistema casuístico, de causefeito, sem qualquer apuro.

Os resultados são lamentáveis.

Vitória, sábado, 30 de julho de 2016.

GAVA.

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