terça-feira, 26 de julho de 2016


Projeto de Vida

 

Já disse que as biografias, para além de não serem psicografias de racionais, de humanos, são tremendamente insossas, sem gosto, desenxabidas.

Toscas.

AS DIFICULDADES DA VIDA (isso ninguém mostra) – tirado de Duros e Superduros Quando da Possível Manifestação e modificado.

AMBIENTES QUE DIFICULTAM.
Dificuldades postas por mundos.
Dificuldades postas por nações (Por exemplo, o Brasil caminha para 5,0 milhões de leis desde a constituição de 1988).
Dificuldades postas por estados.
Dificuldades postas por cidades-municípios.
PESSOAS QUE DIFICULTAM.
Dificuldades postas por empresas.
Dificuldades postas por grupos.
Dificuldades postas por famílias.
Dificuldades postas por todo tipo de indivíduo (alguns facilitam, é 50/50), agora em muito maior quantidade, 7,3 bilhões, e muito maior expressividade relativa, percentual, porque a liberdade chegou ao ponto do liberalismo, licenciosidade: as dificuldades aumentaram em número ou quantidade e em grau ou qualidade, ficaram mais tormentosas.

Do jeito que é feito parece passeio ou brincadeira de criança no parquinho, não há oposições, e há em volta um monte de gente para tomar conta. Como sabemos, a realidade é bem outra.

Não mostram alturas e idades, nem peso nas várias idades, conflitos escolares específicos com alunos, professores, escolas; não dizem o que fulano ou beltrana comeram e quando, casos anedóticos, enfrentamentos sociais, crenças, horário de trabalho, distância serviço-residência, meios de transporte, como era o lugarejo em que nasceram (área, população, renda, etc.), como se desenvolveu, em que agitações se envolveu, enfim, mostram bem pouco. Não colocam charges e caricaturas, ataques violentos, desenhos, fotografias, pinturas. Não há condimento psicológico, é como se a razão-emoção de cada qual não tivesse sido temperada com especiarias – e quais e quando e onde.

FALTA PSICOLOGIA

1.       Faltam psicanálises ou figuras ou PESSOAS ou quem? (Com quem se envolveu, como era a vida de Einstein na universidade? Onde Planck sentava para desenvolver as equações? Não há minúcias).

2.       Faltam psico-sínteses ou metas ou objetivos ou AMBIENTES ou por quê? (O que mirou? Conseguiu o que queria? Desviou-se, achou outros alvos mais significativos?).

3.      Faltam economias ou produções ou com quê? (O que fez? Como ganhou a vida, que bicos fazia, o que construiu, como modificou o mundo?).

4.      Faltam sociologias ou organizações ou com quê? (Como se arranjava? Tinha estantes, tinha mesas, tinha computadores no tempo recente, que problemas enfrentava para aparelhar sua vida?).

5.      Faltam geo-histórias ou espaçotempos ou quandonde ou o quê (Como sua cidade-município, estado/província, nação e mundo eram então? De onde vinham, como atravessaram a GH, que heróis povoavam sua imaginação na infância?).

Tomando o MP Modelo Pirâmide como modelo, posso ver que são incompletíssimas, vazias mesmo, insípidas, sensaboronas. Enfim, ridículas, mesmo as mais cuidadosas, por comparação com o que poderão futuramente ser.

Não me peça, o tempo não basta.

Contudo, sempre há alguém que pode ter tal projeto de vida, construir uma psicografia detalhada (mas não métrica, enquadradinha – seja criativo) como exemplo inicial a ser imitado.

Vitória, terça-feira, 26 de julho de 2016.

GAVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário