terça-feira, 26 de julho de 2016


Grampar

 

GRAMPAR (a língua dos pobres e miseráveis procura alternativas à língua dos médio-altos e ricos e inventa as gírias, que os coloca fora de alcance – luta de classes linguísticas)

Infopédia
gram.par
ɡrɐ̃ˈpar

verbo transitivo
 
Segurar com grampo
De grampo+-ar
Como referenciar: grampar in Dicionário da Língua Portuguesa com Acordo Ortográfico [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2016. [consult. 2016-07-13 11:27:11]. Disponível na Internet: http://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/grampar
1
http://s.dicio.com.br/grampo.png
2
http://s.dicio.com.br/grampear.png
3
http://s.dicio.com.br/grampar.png
4
http://s.dicio.com.br/engrampar.jpg

Cedo me interessei pela coletânea de gírias, comprei alguns dicionários, a grande pressão de 47 anos de confecção do MP Modelo Pirâmide me desviou de muitas coisas, inclusive das delícias da língua, espero que Deus me dê tempo para mim.

USOS DE GRAMPAR [iludir, atrair (alguém) com embuste; enganar, lograr].

1.       Os governantes do Executivo (Sarninha, Collorido, FHCB, Lularápio, Dilmaluca nos gramparam);

2.       Os políticos do Legislativo sempre nos gramparam (são 171, 1/3 dos 513 da Câmara dos Deputados, inclusive seu ex-presidente meliante);

3.      Os juízes do Judiciário irão continuar nos grampando se não tomarmos providências para expulsá-los.

Se os povos não têm as elites que merecem, as elites continuam com ou passam a ter os povos que merecem e estes continuam a fugir, a ausentar-se, a procurar esconderijos, inclusive nas línguas, criando as gírias, os ocultamentos linguísticos.

Bem-feito.

Nos dois sentidos.

Vitória, quarta-feira, 13 de julho de 2016.

GAVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário