sábado, 3 de fevereiro de 2018


Trabalhando com Picareta

 

PICARETA, O OBJETO


PICARETA NO DICIONÁRIO AURÉLIO SÉCULO XXI

(Ê). [De picar + -eta (ê). ] S. f. 1. Instrumento de ferro, de duas pontas, usado para escavar terra, arrancar pedras, etc.; picão, alvião. S. m. 2. Bras. MG RS V. chapéu de palha. S. 2 g. 3. Bras.  Pessoa que usa de expedientes ou embustes para alcançar favores. Adj. 2 g. 4. Bras.  Diz-se de pessoa assim. [Pl.: picaretas (ê). Cf. picareta e picaretas, do v. picaretar. ]

A Rede Cognata trouxe muitas novidades, pois picareta = SANTO = SUJO = SANDÁLIA = POUCO = PARTÍCULA = PODER = ENERGIA = ONDA = PADRE = PASTOR = POLÍTICA = FINGIDO = PRANTO = PIRÂMIDE = SALTO = ENTRADA = SAÍDA e segue.

Assim, há traduções boas e ruins, numa Curva do Sino de soma zero 50/50 dos pares polares. Do mesmo jeito como são picaretas no sentido de embusteiros, dos sujos podem sair os santos puros e não os fingidos. O modelo, o TAO, a dialética, a Rede Cognata nos ensinam a ter cuidado com tudo, a contar com as mudanças e as evoluções. Nada mais será, doravante, tão direto quanto parece, pois como nos previne o TAO, “o que é não parece, o que parece não é”.

As pessoas mudam e têm direito de mudar. Nos ciclos os bandidos transformam-se em mocinhos e depois em bandidos de novo (é certo que a “linha de vida” diz que no círculo perfeito eles serão bandidos de novo, pois foi onde começaram; mas na metade do caminho serão o contrário do que foram – e naquele instante não serão bandidos).

Vitória, quarta-feira, 17 de maio de 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário