sábado, 3 de fevereiro de 2018


Que Pedreiro!

 

Normalmente quando a gente pensa num pedreiro pensa num indivíduo (raramente seria mulher).

PEDREIRO (originalmente seria pessoa que trabalhasse com pedras, mas agora é alguém trabalhando a alvenaria)


Acontece que o pedreiro não é mais um indivíduo, ele é condicionado pelas PESSOAS (indivíduos, famílias, grupos e empresas) e pelos AMBIENTES (cidades-municípios, estados, nações e mundo) à sua volta, de modo que agora há mesmo o mundo-pedreiro em processo de globalização: quando uma pessoa nasce e se destina a ser pedreiro já pega toda a carga milenar desde antes de Jericó há 11 mil anos, pega a língua desde a Suméria há 5,5 mil anos, pega toda a evolução Psicológica (evolução das figuras ou psicanálises; evolução dos objetivos ou psico-sínteses; evolução das produções ou economias; evolução das organizações ou sociologias; evolução dos espaçotempos ou geo-histórias).

Ora, o pedreiro é do tamanho mesmo do mundo, embora haja quintos pedreiros, quartos pedreiros, terceiros pedreiros, segundos pedreiros e primeiros pedreiros de primeiro mundo. Há pedreiros especializadíssimos, muito competentes, extremados. As instituições universitárias deveriam investigar cada uma das 6,5 mil profissões, de modo a projetá-las no futuro.

O PEDREIRO EVOLUIU COMO COLETIVINDIVIDUAL DE PRODUÇÃORGANIZAÇÃO (só que ninguém viu isso)


 


EVOLUÇÃO PESSOAL
Evolução individual
Evolução familiar
Evolução grupal
Evolução empresarial
EVOLUÇÃO AMBIENTAL
Evolução urbano-municipal
Evolução estadual
Evolução nacional
Evolução mundial (próximo passo)

 

Seria, portanto, conveniente os governempresas criarem um instituto universal para os pedreiros (e outros tantos para as 6,5 mil profissões), de modo a fazê-los avançar muito. E é apropriado os pedreiros se reunirem para vôos mais altos.

Os pedreiros vêm construindo o mundo há milhares de anos sem qualquer ajuda dos intelectuais, dos letrados e daqueles do Conhecimento (mágicos-artistas, teólogos-religiosos, filósofos-ideólogos, cientistas-técnicos e matemáticos). Chegou a hora de mudar isso.

Vitória, segunda-feira, 15 de maio de 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário