quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018


Esplendor Americano

 

Harvey Pekar era um desconhecido para mim até eu assistir Esplendor Americano, de 2003. Robert Crumb é muito conhecido há décadas como excelente desenhista.

Veja, o império americano está no máximo ou indo para ele. Tinha 25 % do PIB mundial, subiu para 28 % quando todo mundo previa crise. Chegou a US$ 12 trilhões, com a Europa (União Européia) um pouco além, com 34 % (conforme eu havia prevista na questão do ultrapassamento).

Ora, com toda aquela pujança Pekar tocou na ferida: no que são grandes os EUA estão indo adiante, mas nas miudezas há um ranço notável. E Pekar não é odioso, ele não se prende a mesquinharias, não é agressivo, não é revoltado nem nada. Apenas conta. Denuncia as coisas milimétricas que realmente levarão ao colapso. Por enquanto o que salva é que sabem rir de si mesmos.

Vitória, sábado, 24 de junho de 2006.

 

ESTA REVISTA-LIVRO (que está em anexo)

Bob & Harv - Dois Anti-heróis Americanos
Robert Crumb e Harvey Pekar
Harvey Pekar nunca teve outra ambição além de contar fatos rotineiros da sua vida. Algo pouco interessante à primeira vista, já que ele era um simples arquivista de hospital em Cleveland - uma cidade "desimportante" dos Estados Unidos. Mesmo assim, ele colocou no papel coisas como sua paixão por discos raros de jazz, técnicas para enfrentar velhinhas em filas de supermercados e outras histórias. Tudo com um humor ranzinza, de um personagem cheio de manias.

HARVEY PEKAR (o da direita; o da esquerda é Paul Giamatti, o ator que o interpretou)


O BRILHO EXTERNO DO IMPÉRIO

Anti-Herói Americano - American Splendor, 2003
'Por que todo mundo tem que ser tão idiota?', pergunta o jovem Harvey Pekar logo no início de Anti-Herói Americano, estabelecendo, de imediato, a mal-humorada visão de mundo que o acompanhará por toda a vida e que irá inspirá-lo a roteirizar Esplendor Americano, uma série de revistas em quadrinhos que se tornou sucesso entre o público underground e que deu origem a este filme.
 
 
O melhor do mau-humor de dois rabugentos
Conrad Editora lança no Brasil Bob & Harv - Dois Anti-Heróis Americanos, revista cult do cenário alternativo norte-americano que ganhou projeção no cinema
Reprodução

Harvey Pekar e Robert Crumb propõem uma bem-humorada análise existencialista em American Splendor.
Música+Quadrinhos: Flaming Lips+Os Filhos de Anansi
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário